"Eu quero educação que tenha importância na nossa vida" : trajetórias escolares e sentidos da escolarização para os jovens da EJA no município de Conselheiro Lafaiete-MG.

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Data
2020
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Resumo
Esta pesquisa discute as implicações que ocorrem nos percursos escolares, como, as situações de reprovações, defasagem idade-série, abandono e exclusão que influenciam os jovens ainda adolescentes a continuarem a escolarização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para concluir a Educação Básica ou corrigir o fluxo escolar. A fim de ampliar o campo de investigação, decidimos apresentar o perfil de todos os estudantes que participaram da pesquisa das escolas estaduais que possuem turmas de EJA, assim como, os motivos pelos quais deixaram a escola regular, se pararam de estudar em algum momento da vida, e quais sentidos da escola/escolarização para esses estudantes. Para compor o referencial teórico da pesquisa, discutimos o contexto histórico da EJA no Brasil e analisamos os dados estatísticos no cenário educacional atual. E para analisar as implicações que ocorrem nas trajetórias escolares e investigar por que os jovens estão compondo, cada vez mais cedo, as salas da EJA, precisávamos identificar e compreender quem é esse jovem, assim, foi necessário analisar os conceitos de juventude e suas representações contemporâneas e o fenômeno da juvenilização da EJA. Amparamo-nos em diversos autores e pesquisadores, como: Maria Clara Di Pierro, Sérgio Haddad, Miguel G. Arroyo, Juarez Dayrell, Paulo Carrano e Carmem Brunel. Como metodologia da pesquisa, utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, que contou com questionários em uma amostragem que totalizou 297 aplicações, possibilitando a construção do perfil dos estudantes participantes da investigação, jovens e adultos do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, além de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes menores de 18 anos, uma mãe e uma tia responsável. Os dados obtidos a partir da análise dos questionários e das entrevistas foram agrupados nas seguintes categorias: caracterização do perfil dos alunos da EJA, trabalho e educação; as trajetórias escolares no percurso regular e suas implicações; o significado da escola e do processo de escolarização para os estudantes e suas famílias. Constatamos, nesta investigação, que as implicações nos percursos escolares que tornam as trajetórias escolares irregulares ultrapassam as questões objetivas contempladas pelas políticas educacionais. Identificamos que a escola, o Estado e a família pouco articulam entre si a interação necessária para atender às necessidades específicas dos estudantes que vão além da sala de aula como dificuldades econômicas e problemas sociais. Entre os achados da pesquisa, identificamos que há a necessidade de articulação entre as dimensões políticas educacionais com as políticas sociais a fim de atender às crianças e aos jovens nos percursos escolares da Educação Básica para evitar a defasagem idade-série, um dos fatores principais que fazem com que os jovens continuem o processo de escolarização na modalidade da EJA.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Escolarização, Defasagem idade-série, Educação de jovens e adultos - Conselheiro Lafaiete - MG, Reprovação escolar
Citação
SOARES, Lília Pereira. "Eu quero educação que tenha importância na nossa vida": trajetórias escolares e sentidos da escolarização para os jovens da EJA no município de Conselheiro Lafaiete-MG. 2020. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.