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Título: Jeroglíficos de nuestras postrimerias e las postrimerias de Carabuco : a circulação da ideia de Novissimos entre a Espanha e o vice-reinado do Peru no século XVII.
Autor(es): Santos, Letícia Roberto dos
Orientador(es): Fernandes, Luiz Estevam de Oliveira
Palavras-chave: Novíssimos
Civilização moderna
Igreja católica - doutrinas
Pictografia - Carabuco - Bolivia
Pictografia - Sevilha - Espanha
Data do documento: 2020
Membros da banca: Fernandes, Luiz Estevam de Oliveira
Quírico, Tamara
Tatsch, Flávia Galli
Referência: SANTOS, Letícia Roberto dos. Jeroglíficos de nuestras postrimerias e las postrimerias de Carabuco: a circulação da ideia de Novissimos entre a Espanha e o vice-reinado do Peru no século XVII. 2020. 151 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Os Novissimos são uma doutrina da igreja católica que se dispõe a pensar nos Fins Últimos dos Homens, Postrimerías na língua Espanhola. Esta doutrina tornou-se um tema de grande apelo nas artes do Baixo Medievo Europeu, servindo como modelo de doutrinação católica. No entanto, este motivo iconográfico teve um papel doutrinador crucial no projeto de Modernidade Espanhola, sendo utilizado com frequência na decoração de igrejas no vice-reinado do Peru nos séculos XVII e XVIII, mesmo sendo considerado um tema Medieval. O presente trabalho pretende demonstrar de que forma este tema foi utilizado como parte do projeto de Modernidade Espanhol a partir da análise de duas séries de pinturas do século XVII, uma série em Sevilha, na Espanha, e outra em Carabuco, no Vice-reino do Peru, atual Bolívia.
Resumo em outra língua: The Novissimos are a Catholic Church’s doctrine that is concerned to think about the Last Things, Postrimerías in the Spanish language. This doctrine became a topic of great appeal in the arts of Late Medieval Europ, serving as a model of Catholic indoctrination. However, this iconographic motif played a crucial indoctrinating role in the Spanish Modernity project, being used frequently in the decoration of churches in the viceroyalty of Peru in the 17th and 18th centuries, even though it was considered a Medieval theme. The present work intends to demonstrate how this theme was used as part of the Spanish Modernity project from the analysis of two series of paintings from the 17th century, one in Seville, Spain, and the other in Carabuco, in the Viceroyalty of Peru, now Bolivia.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12293
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