Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12290
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorViana, Francisca Diana Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Ivair Ramospt_BR
dc.contributor.authorPinto, Marco Aurélio Xavier-
dc.date.accessioned2020-06-03T14:55:27Z-
dc.date.available2020-06-03T14:55:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPINTO, Marco Aurélio Xavier. Cultura Ouropretana ou cultura para Ouro Preto?: uma análise do alcance da infraestrutura cultural para a comunidade local. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12290-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais, Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a sociologia de Pierre Bourdieu para a compreensão dos fatores que levam os indivíduos a frequentarem bens e eventos culturais. A sociologia bourdieusiana, atribui um papel de destaque ao conceito de capital, sinônimo de poder, de vantagem, de prestígio ou de honra. Consistindo em fatores econômicos, culturais ou sociais, que permite identificar os indivíduos no espaço social. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre frequência a bens e eventos culturais e capital cultural, econômico e social dos indivíduos. Para a execução deste propósito os indivíduos foram consultados por meio de questionários aplicados nas escolas de Ouro Preto. Procurou-se investigar indicadores desses capitais atribuídos aos entrevistados através de análises estatísticas descritivas e de regressões logísticas ordinais. Os estudos mostraram que há uma relação positiva entre frequência a centros culturais e capitais culturais próprios, capitais culturais herdados e capital econômico. Além desses fatores, o aspecto social, ou, o quanto o indivíduo está inteirado com os acontecimentos da universidade, ajudam a entender que a frequência a eventos culturais, não estão necessariamente atrelados a fatores individuais ou de origem familiar. O estudo apresentado tem a intenção de contribuir para ampliar o debate sobre o acesso do público aos eventos gratuitos da cidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectDifusão culturalpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectCultura - aspectos econômicos - Ouro Preto - MGpt_BR
dc.subjectPierre Bourdieupt_BR
dc.titleCultura Ouropretana ou cultura para Ouro Preto? : uma análise do alcance da infraestrutura cultural para a comunidade local.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 28/05/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.pt_BR
dc.contributor.refereeViana, Francisca Diana Ferreirapt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Ivair Ramospt_BR
dc.contributor.refereeRibeiro, Mirian Martinspt_BR
dc.contributor.refereeFaria, Diomira Maria Cicci Pintopt_BR
dc.description.abstractenThis research approaches the sociology of Pierre Bourdieu for the understanding of the factors that lead individuals to attend cultural events and cultural goods. Bourdieusian sociology attributes a prominent role to the concept of capital, synonymous of power, prestige, or honor. Consisting of economic, cultural or social factors, that allows to identify the individuals in the social space. The objective of this research is to analyze the relationship between frequency of events and cultural goods and cultural, economic and social capital of individuals. For the accomplishment of this purpose the individuals were consulted through questionnaires applied in the schools of Ouro Preto. We attempted to investigate indicators of these capitals attributed to the interviewees through descriptive statistical analyzes and ordinal logistic regressions. Studies have shown that there is a positive relationship between attendance to cultural centers and their own cultural capitals, inherited cultural capitals, and economic capital. In addition to these factors, the social aspect, or, how much the individual is acquainted with the events of the university, help to understand that attendance at cultural events, are not necessarily linked to individual factors or family origin. The present study intends to contribute to broaden the debate about public access to the free events of the city.pt_BR
Aparece nas coleções:PPEA - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_CulturaOuropretanaCultura.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons