Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12263
Título: Des/fiando diálogos sobre o conceito de cadeia alimentar em uma aula de ciências nos anos iniciais do ensino fundamenal.
Título(s) alternativo(s): Shredding dialogues on the food chain concept in a science class in the early years of fundamental education.
Autor(es): Almeida, Sheila Alves de
Lima, Guilherme da Silva
Pereira, Bárbara Luiza Alves
Palavras-chave: Dialogia
Elementary school
Dialogía
Educación básica
Cadena alimentaria
Data do documento: 2019
Referência: ALMEIDA, S. A. de; LIMA, G. da S.; PEREIRA, B. L. A. Des/fiando diálogos sobre o conceito de cadeia alimentar em uma aula de ciências nos anos iniciais do ensino fundamenal. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 21, p. 1-25, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172019000100320&tlng=pt>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Resumo: Este trabalho analisa as estratégias utilizadas por uma professora no ensino do conceito de cadeia alimentar e os sentidos e significados produzidos pelas crianças em uma aula de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base em estudos sobre a linguagem, foram analisados dois eventos distintos realizados nessa aula que contemplam as interações verbais sobre o conceito de cadeia alimentar. Em um primeiro momento observou-se a apresentação do conceito de cadeia alimentar pela professora e como as crianças produzem sentidos às palavras durante o processo de compreensão do conceito. No segundo, identificaram-se a apresentação de outros conceitos relacionados à temática da aula e as dificuldades que a compreensão do modelo de cadeia alimentar traz consigo. Assim, partindo de pressupostos bakhtinianos e da perspectiva histórico-cultural, a questão fundamental presente neste artigo é a discussão da natureza dialógica do processo de compreensão do conceito de cadeia alimentar.
Resumo em outra língua: This work analyzes the strategies used to teach the concept of the food chain and the production of sense and meanings by children in a science class in the early years of elementary school. Based on studies on language, we analyzed two distinct events that contemplate the verbal interactions about the concept of the food chain in a classroom. First, we highlight the presentation of the concept of the food chain by the teacher and how children produce meanings to words during the process of understanding. In the second event, we identified the presentation of other concepts related to the theme of the class and the difficulties that the understanding of the food chain model entails. Thus, starting from bakhtinian presuppositions and from historical-cultural theory, the fundamental question presented in this article is the discussion of the dialogical nature of the process of understanding the food chain concept.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12263
DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172019210119 
ISSN: 1983-2117
Licença: O periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/181>. Acesso em: 16 mar. 2020.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesfiandoDiálogosConceito.pdf701,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.