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Título: O desastre socioambiental da Samarco : rastreando as controvérsias a partir de uma oficina pedagógica com jornais.
Título(s) alternativo(s): Samarco’s socio-environmental disaster : tracing controversies from a pedagogical office with newspapers.
Autor(es): Reis, Alexsandro Luiz dos
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Data do documento: 2019
Referência: REIS, A. L. dos; SILVA, F. A. R. e. Samarco’s socio-environmental disaster: tracing controversies from a pedagogical office with newspapers. Cadernos CIMEAC, v. 9, n. 2, p, 146-166, 2019. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/3424/4043>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Resumo: O presente trabalho apresenta o rastreio das controvérsias que se emergiram a partir do desenvolvimento de uma oficina pedagógica de produção de textos jornalísticos, com uma turma em ano final do ensino médio da rede pública de ensino. Nesse caminho, utilizamos como suporte teórico-analítico os princípios da Teoria Ator-Rede (TAR) para analisarmos as circulações, fluxos e movimentações, a partir das translações entre os actantes, no caso deste trabalho, alunos, professor e jornais. Decorridas as análises observamos que a partir dos momentos de discussões, debates e produção escrita realizada, muitas foram as controvérsias que se emergiram. Ressaltamos ainda, que por meio da oficina pedagógica com jornais, os alunos puderam discutir as nuances do desastre, bem como discutir e refletir sobre as intencionalidades das matérias que continham o desastre como manchete. Dessa forma, a oficina se apresenta como um importante mecanismo para que os alunos possam trabalhar as implicações da pior tragédia socioambiental ocorrida no Brasil.
Resumo em outra língua: The present work presents the screening of the controversies that emerged from the development of a pedagogical workshop to produce journalistic texts, with a class in the final year of high school teaching. In this way, we use as theoretical-analytical support the principles of the Actor-Network Theory (TAR) to analyze circulations, flows and movements, from the translations among the actants, in the case of this work, students, teacher and newspapers. After the analyzes we observed that from the moments of discussions, debates and written production, many controversies emerged. We also emphasize that through the pedagogical workshop with newspapers, students were able to discuss the nuances of the disaster, as well as discuss and reflect on the intentionalities of the subjects that contained the disaster as a headline. In this way, the workshop presents itself as an important mechanism for students to work on the implications of the worst socio-environmental tragedy in Brazil.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12223
DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.3424
ISSN: 2178-9770
Licença: O periódico Cadernos CIMEAC permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1193>. Acesso em: 21 maio 2020.
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