Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12135
Título: Itinerário terapêutico em situação de comorbidade : desafios para a integralidade do cuidado em saúde mental.
Título(s) alternativo(s): Therapeutic itinerary in situations of comorbidity : challenges for comprehensive mental health care.
Autor(es): Assis, Aisllan Diego de
Palavras-chave: Atendimento integral em saúde
Data do documento: 2019
Referência: ASSIS, A. D. et al. Itinerário terapêutico em situação de comorbidade: desafios para a integralidade do cuidado em saúde mental. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, Florianópolis, v. 11, n. 29, p.33-46, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69319/0>. Acesso em: 10 fev. 2020.
Resumo: Com o objetivo de compreender a busca de uma pessoa portadora de transtorno mental em situação de comorbidade por cuidado, um trabalho de campo foi desenvolvido junto a uma usuária da rede de atenção em saúde do município do Rio de Janeiro-RJ. Buscou-se a construção do itinerário terapêutico, utilizando os métodos de observação participante, entrevista aberta e análise documental, envolvendo familiares e profissionais no estudo. A usuária transitou pelo Sistema Único de Saúde e pelo Sistema Único de Assistência Social. Foi atendida em um centro de referência da assistência social, uma emergência médica, um hospital psiquiátrico, uma policlínica e uma clínica da família. Foram grandes os desafios para o cuidado, pois se formam nesses casos situações psicossociais complexas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12135
Link para o artigo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69319/0
ISSN: 2595-2420
Aparece nas coleções:DEMSC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ItinerárioTerapêuticoSituação.pdf
  Restricted Access
238,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.