Mineração em geossistemas ferruginosos e questões de geoética : o caso do rompimento da Barragem de Córrego do Feijão, Minas Gerais – Brasil.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O Estado de Minas Gerais, porção sudeste do Brasil, é um dos maiores mineradores do país. Na região do Quadrilátero Ferrífero se concentram grandes empreendimentos minerários, em especial de ouro e de ferro. Nos últimos três anos essa região foi alvo de dois grandes crimes decorrentes do rompimento de barragens de rejeito: Fundão (2015) e Córrego do Feijão (2019). O artigo tem como objetivo analisar a possível aplicação de alguns dos princípios da geoética ao rompimento da barragem de rejeitos de Córrego do Feijão da Companhia Vale, a partir de notícias vinculadas em dois jornais. Para tanto apresenta uma relação entre geoética e o rompimento ao analisar a reação da empresa mineradora Vale frente ao vazamento de rejeitos de sua barragem considerando: os efeitos ambientais e sociais; comunicação; prever e remediar qualquer perigo potencial; preocupação e responsabilidade com as futuras gerações. As análises indicam a necessidade urgente de uma abordagem geoética dos empreendimentos minerários.
Descrição
Palavras-chave
Géoéthique, L’exploitation minière, Barrage de Córrego do Feijão
Citação
AZEVEDO, U. R. de; CASTRO, P. de T. A.; MIRANDA, M. P. S. Mineração em geossistemas ferruginosos e questões de geoética: o caso do rompimento da Barragem de Córrego do Feijão, Minas Gerais – Brasil. Confins, n. 40, p. 1-15, 2019. Disponível em: <https://journals.openedition.org/confins/19973>. Acesso em: 10 mar. 2020.