Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12126
Título: Geoturismo e sítios pedológicos em trilhas dos Parques Estaduais do Itacolomi e Serra do Rola-Moça/MG.
Autor(es): Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio
Castro, Paulo de Tarso Amorim
Varajão, Angélica Fortes Drummond Chicarino
Palavras-chave: Turismo
Pedoturismo
Trilha-solo
Uso público
Solos
Data do documento: 2019
Referência: FONSECA FILHO, R. E.; CASTRO, P. de T. A.; VARAJÃO, A. F. D. C. Geoturismo e sítios pedológicos em trilhas dos Parques Estaduais do Itacolomi e Serra do Rola-Moça/MG. Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, Penedo, v. 9, n. 2, p. 105-117, dez. 2019. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/8005>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Resumo: O turismo em unidades de conservação tem se apresentado como uma forma de conservação do patrimônio. Os Parques Estaduais do Itacolomi (PEIT) e do Rola-Moça (PESRM) / MG, localizados na área proposta para o Geoparque Quadrilátero Ferrífero, têm solos diferentes ao longo de importantes trilhas: do Pico do Itacolomi e Campo Ferruginoso respectivamente. O objetivo do presente trabalho foi inventariar pedossítios e propor trilhas-solo para os parques citados. A metodologia utilizada na pesquisa foi: revisão bibliográfica, trabalho de campo e identificação de sítios pedológicos como subsídios para roteiros geoturísticos com ênfase nos solos (“pedoturismo”) no PEIT e PESRM. Os resultados demonstraram que as UC têm potencial para o desenvolvimento do pedoturismo: a Trilha-solo Pico do Itacolomi apresenta relativa pedodiversidade com ênfase nos fatores de formação relevo e organismos; e a trilha-solo Campo Ferruginoso fragilidade dos solos perférricos, com ênfase nos fatores de formação material de origem e relevo. Estratégia em educação em solos e ensino de geociências que pode auxiliar na conservação das trilhas e consequentemente segurança dos turistas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12126
DOI: http://dx.doi.org/10.2436/20.8070.01.155
Licença: O periódico Revista Iberoamericana de Turismo permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2620>. Acesso em: 27 abr. 2020.
Aparece nas coleções:DEGEO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_GeoturismoSítiosPedológicos.pdf983,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.