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Título: Isolamento e purificação de sideróforos bacterianos : uma abordagem educacional multidisciplinar.
Título(s) alternativo(s): Isolation and purification of bacterial siderophores : a multidisciplinary educational approach.
Autor(es): Caneschi, Washington Luiz
Sanchez, Angelica Bianchini
Pereira, Josielda Gomes
Garcia, Camila Carrião Machado
Moreira, Leandro Marcio
Palavras-chave: Aquisição de ferro
Cromatografia
Aprendizagem integrada e contextualizada
Data do documento: 2019
Referência: CANESCHI, W. L. et al. Isolamento e purificação de sideróforos bacterianos: uma abordagem educacional multidisciplinar. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 17, n. Esp., p. 61-73, jun. 2019. Disponível em: <http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/P5>. Acesso em: 10 fev. 2020.
Resumo: As bactérias promovem a captação ambiental de ferro pela produção e secreção de sideróforos, que quelam o ferro e são posteriormente internalizadas para fornecer esse essencial metal ao metabolismo celular. Neste estudo, descrevemos uma sequência didática que permitirá aos estudantes de graduação isolar, purificar parcialmente e classificar os sideróforos produzidos por bactérias de diferentes ambientes. Essa proposta foi avaliada com alunos do mestrado profissional em ensino de ciências abordando parâmetros metodológicos e aprendizagem conceitual associado à metodologia. Os resultados mostraram que essa sequência didática pode trabalhar temáticas bioquímicas em conjunto com uma abordagem multidisciplinar e de baixo custo, permitindo a discussão de questões-chave em diferentes áreas do conhecimento biológico que é frequentemente negligenciada em estudos universitários.
Resumo em outra língua: Bacteria promote environmental iron uptake by the production and secretion of siderophores, which sequester iron and are subsequently internalized to provide this essential metal for cellular metabolism. In this study, we describe a didactic sequence that will enable undergraduate students to isolate, partially purify, and classify siderophores produced by bacteria from different environments. This proposal was evaluated with students of professional master’s in science teaching approaching methodological parameters and conceptual learning associated with the methodology. Results shows that this didactic sequence can work biochemical contents in tandem with a multidisciplinary and low-cost approach, allowing for the discussion of key issues in different areas of biological knowledge, which is often neglected in university studies.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12019
DOI: http://10.0.66.27/reb.v17i0.854
ISSN: 2318-8790
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Revista de Ensino de Bioquímica estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista de Ensino de Bioquímica <http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/index>. Acesso em: 02 abr. 2020.
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