Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12018
Título: A saúde e a estética como contextualizadoras da aprendizagem em biologia celular : uma experiência CTS sobre o laser e suas interações nas mitocôndrias.
Autor(es): Silva, Guilherme Henrique
Orientador(es): Zama, Uyrá dos Santos
Benevides, Gustavo Pereira
Palavras-chave: Didática
Ciência - aspectos sociais
Lasers
Mitocôndria
Data do documento: 2020
Membros da banca: Tomiosso, Tatiana Carla
Souza, Gilmar Pereira de
Zama, Uyrá dos Santos
Referência: SILVA, Guilherme Henrique. A saúde e a estética como contextualizadoras da aprendizagem em biologia celular: uma experiência CTS sobre o laser e suas interações nas mitocôndrias. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: O estudo das células provoca o fascínio dos graduandos da área biológica na mesma medida em que desmotiva sua aprendizagem em razão da complexidade dos processos, fenômenos e terminologias empregadas. O conteúdo abstrato parece se distanciar da vida cotidiana e a pergunta mais recorrente é “Por que estudar tudo isso?”. Nesse contexto, buscamos reconquistar o interesse do aluno por meio da demonstração do impacto que as informações sobre célula podem ter nas tomadas de decisão rotineiras. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática de abordagem crítico-pedagógica embasada em CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – e circunstanciada na organela mitocôndria. A intervenção foi realizada como pesquisa encoberta, na qual os estudantes foram convidados a questionar sobre a segurança, efetividade e aplicabilidade da tecnologia do laser numa perspectiva científica e social, confrontando o interesse individual e a reflexão sobre os limites entre a saúde e a estética. As falas e as impressões dos sujeitos foram registradas em áudio e vídeo e, após o devido consentimento, foram analisadas usando como referencial o Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP). Dessa forma, verificamos em que medida uma abordagem contextualizada dos conhecimentos sobre mitocôndria propicia o engajamento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem de Biologia Celular. Em decorrência disso, o aluno passa de mero espectador a protagonista, ou seja, como um agente que pode resolver problemas e mudar a si mesmo e o mundo ao seu redor.
Resumo em outra língua: Studying the cells instigate a fascination in the students of the biological field as it in the same time discourage them due to the complexity of the tactics, methods, phenomena, and terminologies used on. The unreal and not tangible subject studied seems to be further away from their normal lived lives way of living, and the most common doubt is “Why should we study about it’? In this way we seek to get back the interest of the student displaying to them the impact that the cells information have on their routine lives and on normal decisions made daily. To reach it we developed a didactic sequence on a critical reflexive approach STS- Science, Technology and Society-based on the organelle mitochondrial. The intervention was given as a undercovered searching, through which the students were invited to question about safety, effectiveness and applicability of the laser technology on a scientific and social point of view, going against the personal interest and the self-thinking reflection between the boundaries of beauty and health. The answers collected were registered by audio and video after having the proper consetiment, analysed usuing as a referencial point the Methodology of the Productive Engagement (MPE). Hence, we intend to verify and check on which way a contextualysed approach of the knowledges about mitochondria may promote the getting of, or reconciliation, of the students on the learning process of Cell Biology. Therefore the student goes from just an outsider to the author of it, as an individual who is about to handle problems and issues turning out himself and all the world around.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12018
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, em 19/03/2020, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado a autora e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_SaúdeEstéticaContextualizadoras.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_SaúdeEstéticaContextualizadoras.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons