Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11948
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Fábio Augusto Rodrigues ept_BR
dc.contributor.authorSouza, Namyna Fagna de-
dc.date.accessioned2020-03-03T14:48:31Z-
dc.date.available2020-03-03T14:48:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOUZA, Namyna Fagna de. Paradidático sobre a adaptação dos seres vivos: um material construído para o Ensino de Ciências em turmas multisseriadas. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11948-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa foi realizada em uma turma multisseriada que atende o 6º e 7º ano de uma escola pública do estado de Minas Gerais. Ela teve como objetivo principal a elaboração e avaliação de um paradidático com histórias em quadrinhos, como ferramenta auxiliar para as aulas de ciências em turmas multisseriadas, abordando o tema adaptação dos seres vivos, que é um conteúdo comum às duas series do Ensino Fundamental. A escolha pela produção do paradidático surgiu porque esse material pode ser uma possibilidade para lidar de maneira dinâmica com os desafios desse tipo de enturmação, trazendo novos olhares e práticas para o ensino de ciências nessas turmas, possibilitando aulas diferenciadas aos alunos e disponibilizando ao professor um material diferente para a educação científica. Nessa perspectiva utilizou–se na elaboração desse produto exemplo do ecossistema local, visando aproximar o conteúdo com realidade dos sujeitos. Como referencial teórico-metodológico utilizamos a Teoria Ator-Rede (TAR) com o objetivo de compreender a interação entre os humanos e não humanos que se constituem como elementos híbridos que formam redes de conhecimentos. Os vídeos, as anotações no caderno de campo, as atividades diagnósticas aplicadas aos alunos e as suas produções textuais possibilitaram a obtenção e a construção dos dados referentes a essa pesquisa. Esses dados possibilitaram identificar algumas limitações durante a aplicação do paradidático, mas também permitiram identificar fatores positivos na utilização do produto nas turmas multisseriadas, uma vez que ele proporcionou momentos de aprendizagem durante e a interação dos envolvidos formando assim uma rede de saberes. Sendo assim, com base na TAR, acreditamos que este produto seja um material diferenciado que possibilita interagir com a realidade dos alunos e colaborar para o ensino de ciências em turmas multisseriadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectCiência - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeoria Ator-Redept_BR
dc.subjectClasses multisseriadaspt_BR
dc.subjectAdaptação escolarpt_BR
dc.titleParadidático sobre a adaptação dos seres vivos : um material construído para o Ensino de Ciências em turmas multisseriadas.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 07/02/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeViana, Gabriel Menezespt_BR
dc.contributor.refereeMachado, Evandro Marques de Menezespt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Fábio Augusto Rodrigues ept_BR
dc.description.abstractenThis research it was conducted in a multi-grade class of 6th and 7th grade of a public school of Minas Gerais state. The principal objective was to elaborate and evaluate of a paradigmatic with comics assistance tools for science multi-grade classes, approaching the adaptation of human being, the content is a common practice on the elementary school. The choice for the production of the paradigmatic became principal with the material has a possibility of a dynamically challenging for the class, this is a new way to bring new views and practice for teaching science on those grades, this is a possibility of different classes for the science Education. From this perspective, was utilized on the elaboration of this product examples of the local ecosystem, targeting to bring the content with reality to the subject. Using a reference theoretical-methodological framework of actor network theory (ART) in order to understand the interaction between humans and not - humans that constitute themselves as a hybrid elements that form knowledge networks. The videos, the notes and the field notebook, as well as the diagnostic activities applied to the students and their textual productions, made it possible to obtain and construct the data related to this research. These data facilitated from some analyzes the identification of limitations during the application of the paradidatic, such as applying before students know the adaptation content of living beings, but also allowed to perceive positive factors in the use of the product in multigrade classes, a since it provided moments of learning and the interaction of those involved thus forming a network of knowledge. Base on ART, believes that this product is a differentiate material that allows interaction with students reality and collaboration in the science teaching in a multi-grade classes.pt_BR
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ParadidáticoAdaptaçãoSeres.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_AdaptaçãoSeresVivos.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons