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dc.contributor.advisorFaversani, Fábiopt_BR
dc.contributor.authorDias, Mamede Queiroz-
dc.date.accessioned2020-02-18T10:47:29Z-
dc.date.available2020-02-18T10:47:29Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationDIAS, Mamede Queiroz. Imperador ou tirano: comunicação e formas sociopolíticas sob(re) o Principado de Domiciano (81-96). 2019. 274 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11924-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta Tese trata do Principado de Domiciano (81-96), o último imperador flaviano. Analiso como a comunicação, o espaço e o poder articulavam-se na composição da imagem desse imperador. Tendo em vista o assassinato de Domiciano em 96, as narrativas sobre esse imperador se transformam drasticamente. Domiciano deixa de ser considerado um bom imperador e entra para o rol dos tiranos. Desse modo, analiso como esta guinada diz respeito às tentativas de reafirmação sociopolítica da elite senatorial e equestre frente a uma nova conjuntura política. Empreendo essa análise por meio do entendimento de que o Principado era constituído pela coexistência de estruturas temporais contraditórias: uma antiga e republicana; outra nova e imperial. Busco explicar como a comunicação dos agentes históricos envolvidos na dinâmica sociopolítica romana articulavam seus interesses por meio de formas semânticas que retomavam parte do repertório social romano. Além disso, defendo que os aspectos arquitetônicos e simbólicos que compõem o contexto espacial de Roma são fundamentais para a experiência sociopolítica e para o processo comunicativo nas sociedades estratificadas como a romana dos séculos I e II. Portanto, busco demonstrar que as noções de espaço público e privado eram estruturantes para a conformação dessas formas semânticas, uma vez que elas eram mobilizadas tanto para configuração do retrato positivo quanto negativo do imperador flaviano.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectImperadores - Romapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectDomiciano - imperador de Romapt_BR
dc.titleImperador ou tirano : comunicação e formas sociopolíticas sob(re) o Principado de Domiciano (81-96).pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/02/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeFaversani, Fábiopt_BR
dc.contributor.refereeJoly, Fábio Duartept_BR
dc.contributor.refereeAgnolon, Alexandrept_BR
dc.contributor.refereeGuarinello, Norberto Luizpt_BR
dc.contributor.refereeMartins, Paulopt_BR
dc.description.abstractenThis thesis is about the Principate of Domitian (81-96), the last Flavian emperor. I study how communication, space, and power have been articulated in the depiction of this emperor's image. Since the murder of Domitian in 96, the narratives about his reign changed dramatically. Domitian was no longer considered a good emperor and became part of the hall of tyrants. I analyse how this shift is related to attempts of socio-political reaffirmation by the senatorial and equestrian elite face a new political conjuncture. The Principate is understood as constituted by the coexistence of contradictory temporal structures: by an ancient and republican one, and by another new and imperial one. I explain how the communication among the historical agents, which were involved in the Roman socio-political dynamic, articulated their interests through semantic forms that resumed part of the Roman social repertoire. Furthermore, I argue that the architectural and the symbolic aspects that make up the spatial context of Rome are fundamental to the socio-political experience and communicative process in stratified societies such as the Roman in the first and second centuries. Thus, I attempt to demonstrate that the notions of public and private structured the making of these semantic forms since they were mobilized to configure the positive and negative portrait of the Flavian emperor.pt_BR
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