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Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorFreixo, André de Lemospt_BR
dc.contributor.authorDias, Vitor do Carmo Gomes-
dc.date.accessioned2020-02-17T11:46:17Z-
dc.date.available2020-02-17T11:46:17Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationDIAS, Vitor do Carmo Gomes. Temporalidade e modernismo no Teatro Experimental do Negro (décadas de 1940-1950). 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11922-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto de estudo a atuação do Teatro Experimental do Negro (TEN) nas décadas de 1940 e 1950. Visamos demonstrar que o referido agrupamento negro constitui uma expressão do modernismo brasileiro. Para isto, nós repensamos a própria categoria do “modernismo”, tomando-a não como um marco divisor de águas na história do Brasil (invenção do “movimento” iniciado com a “Semana de Arte Moderna de 1922”), mas como parte de uma experiência vital do tempo e do espaço brasileiros. Trata-se de questionar a ideia canônica do significado de “modernismo” no Brasil, assumindo a existência não de um “modernismo”, mas de modernismos enquanto modos específicos de projeção de ideias políticas num vasto e conflitivo campo. Nessa chave, a categoria nos conduz para a discussão da temporalidade do Teatro Experimental do Negro. Buscamos ver a conformação de três ideias: 1) a entificação do Brasil (e de tudo o que seria propriamente brasileiro, como o tempo, o espaço, a história e uma identidade sociocultural), um dado tido como prévio e fixo à observação de sujeitos de conhecimento; 2) a noção de uma epistéme (a única ou a “mais adequada” para produzir conhecimento sobre esse mesmo tempo e esse mesmo Brasil); 3) as percepções do atraso e do contemporâneo. Nosso objetivo maior é compreender as implicações dos modos modernistas de experiência do tempo para os sujeitos negros em suas experiências históricas próprias. É, pois, um caminho indispensável para avançarmos no entendimento das implicações contidas no tipo de ethos que indicamos com a categoria, que é algo do qual eu não arriscaria dizer estarmos plenamente livres.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectModernismo - artept_BR
dc.subjectTeatro Experimental do Negropt_BR
dc.subjectNegros - identidade racialpt_BR
dc.titleTemporalidade e modernismo no Teatro Experimental do Negro (décadas de 1940-1950).pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/01/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeFreixo, André de Lemospt_BR
dc.contributor.refereeAbreu, Marcelo Santos dept_BR
dc.contributor.refereeRoza, Luciano Magelapt_BR
dc.description.abstractenThis research aims to study the performance of the Teatro Experimental do Negro (TEN) in the 1940s and 1950s. We aim to demonstrate that this black theater company is part of the Brazilian modernism. To this end, we reassess the category of “modernism”, taking it not as a watershed in Brazilian history, as a “movement” starting with the “Semana de Arte Moderna de 1922”, but as part of a vital experience of Brazilian time and space. It means we intend to question the canonical idea of “modernism” Brazil, assuming that there is not a “modernism”, but modernisms as specific ways of projecting political ideas in a vast and troubled field. In this perspective, the category leads us to the discussion about temporality of the Teatro Experimental do Negro. We seek conform three ideas: 1) the understanding of Brazil as an entity and of everything properly Brazilian such as time, space, history and sociocultural identity, a given seen as fixed and previous to the observation of individuals of knowledge; 2) the notion of an epistle (the only one or “more adequate” to produce knowledge about this same time and Brazil); 3) the perceptions of delay and contemporary. Our main goal is to understand the implications of some modern aspects of time experience to black individuals in their own historical experiences. Therefore, it is an essential way to advance the understanding of the implications contained in the kind of ethos we suggest within the category, something I would not risk to say we are completely free of.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

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