Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11917
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Edney Augusto Jesus dept_BR
dc.contributor.authorRibas, Giovani Batista-
dc.date.accessioned2020-02-17T11:02:13Z-
dc.date.available2020-02-17T11:02:13Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRIBAS, Giovani Batista. Aplicações de grafos no ensino médio. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11917-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como foco central a utilização de grafos no ensino-aprendizado, mais especificamente no ensino médio. Para tal, é feita uma investigação sucinta sobre a Teoria de Grafos contendo um breve apanhado histórico seguido de um aporte teórico introdutório. Além disso, é apresentada uma correlação entre grafos e tópicos de análise combinatória. Por fim, são sugeridas três atividades práticas para exemplificar o seu uso, sendo a primeira atividade um plano de estudos de análise combinatória utilizando os grafos como facilitadores visuais. As outras duas atividades, de aspecto mais prático, apresentam uma forma mais efetiva de atrair a participação dos alunos para o estudo desta teoria.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectTeoria dos grafospt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleAplicações de grafos no ensino médio.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/02/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeOliveira, Edney Augusto Jesus dept_BR
dc.contributor.refereeSilva, Gheyza Ferreira dapt_BR
dc.contributor.refereePinto, Thiago Moraispt_BR
dc.description.abstractenThis work focuses on the use of graphs in teaching and learning, more specific in high school. For this, a brief investigation on the theory of graphs is made containing a brief historic followed by a theoretical summary. In addition, it is a correlation between graphs and combinatorial analysis topics. Finally, three practical activities are suggested to exemplify their use, the first activity being a combinatorial analysis study plan, using the graphs as visual facilitators. The other two activities, the more practical aspect, presents a more effective way of displaying student participation for the study of this theory.pt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AplicaçõesGrafosEnsino.pdf13,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons