Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11900
Título : Antonin Artaud e a desconstrução : do teatro da crueldade ao corpo sem órgãos.
Autor : Barbosa, Tamira Mantovani Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Dias, Luciana da Costa
Palabras clave : Antonin Artaud
Desconstrução
Teatro da crueldade
Corpo como suporte da arte
Rizoma
Fecha de publicación : 2019
metadata.dc.contributor.referee: Dias, Luciana da Costa
Nunes, Sílvia Balestreri
Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
Citación : BARBOSA, Tamira Mantovani Gomes. Antonin Artaud e a desconstrução: do teatro da crueldade ao corpo sem órgãos. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumen : Este estudo objetiva mapear, discutir e experimentar as ideias de desconstrução do teatro ocidental propostas por Antonin Artaud no início do século XX tal como se apresentam em diferentes momentos de sua vida e obra, sempre conectadas, marcando o percurso e evolução que vai do “Teatro da Crueldade” ao “Corpo Sem Órgãos”. Tais ideias são discutidas dentro de um referencial teórico composto por filósofos como Jacques Derrida, Félix Guattari e Gilles Deleuze. A metodologia utilizada tem caráter híbrido, uma vez que dá à metodologia usual de pesquisa bibliográfica qualitativa um caráter experimental, no que poderia ser considerado um estudo de caso. Neste sentido, serão relatados e discutidos também exercícios cênicos construídos a partir das propostas de Artaud, experimentadas através de três oficinas e uma disciplina eletiva ofertada para os alunos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto – Minas Gerais, Brasil.
metadata.dc.description.abstracten: This study aimed to map, discuss and experiment the ideas of deconstruction of western theatre proposed by Antonin Artaud in the beginning of 20th century as they present themselves in different moments of their life and work, always connected, marking the course and evolution that goes from “Theatre of Cruelty” to the “Body Without Organs”. Such ideas are discussed within a theoretical framework composed by philosophers as Jacques Derrida, Félix Guattari and Gilles Deleuze. The methodology adopted has a hybrid character, since it gives the usual methodology of qualitative literature review an experimental character, in what could be considered a case study. In this sense, stage exercises constructed from Artaud proposals will also be reported and discussed. These experiments were conducted in the course of three workshops and an elective discipline offered to students of the Performing Arts Course at the Federal University of Ouro Preto – Minas Gerais, Brazil.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11900
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/01/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_AntoninArtaudDesconstrução.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons