Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11900
Título: | Antonin Artaud e a desconstrução : do teatro da crueldade ao corpo sem órgãos. |
Autor(es): | Barbosa, Tamira Mantovani Gomes |
Orientador(es): | Dias, Luciana da Costa |
Palavras-chave: | Antonin Artaud Desconstrução Teatro da crueldade Corpo como suporte da arte Rizoma |
Data do documento: | 2019 |
Membros da banca: | Dias, Luciana da Costa Nunes, Sílvia Balestreri Cavalcante, Alex Beigui de Paiva |
Referência: | BARBOSA, Tamira Mantovani Gomes. Antonin Artaud e a desconstrução: do teatro da crueldade ao corpo sem órgãos. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019. |
Resumo: | Este estudo objetiva mapear, discutir e experimentar as ideias de desconstrução do teatro ocidental propostas por Antonin Artaud no início do século XX tal como se apresentam em diferentes momentos de sua vida e obra, sempre conectadas, marcando o percurso e evolução que vai do “Teatro da Crueldade” ao “Corpo Sem Órgãos”. Tais ideias são discutidas dentro de um referencial teórico composto por filósofos como Jacques Derrida, Félix Guattari e Gilles Deleuze. A metodologia utilizada tem caráter híbrido, uma vez que dá à metodologia usual de pesquisa bibliográfica qualitativa um caráter experimental, no que poderia ser considerado um estudo de caso. Neste sentido, serão relatados e discutidos também exercícios cênicos construídos a partir das propostas de Artaud, experimentadas através de três oficinas e uma disciplina eletiva ofertada para os alunos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto – Minas Gerais, Brasil. |
Resumo em outra língua: | This study aimed to map, discuss and experiment the ideas of deconstruction of western theatre proposed by Antonin Artaud in the beginning of 20th century as they present themselves in different moments of their life and work, always connected, marking the course and evolution that goes from “Theatre of Cruelty” to the “Body Without Organs”. Such ideas are discussed within a theoretical framework composed by philosophers as Jacques Derrida, Félix Guattari and Gilles Deleuze. The methodology adopted has a hybrid character, since it gives the usual methodology of qualitative literature review an experimental character, in what could be considered a case study. In this sense, stage exercises constructed from Artaud proposals will also be reported and discussed. These experiments were conducted in the course of three workshops and an elective discipline offered to students of the Performing Arts Course at the Federal University of Ouro Preto – Minas Gerais, Brazil. |
Descrição: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11900 |
Licença: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/01/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. |
Aparece nas coleções: | PPGAC - Mestrado (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_AntoninArtaudDesconstrução.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons