Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11886
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorMaciel, Emílio Carlos Roscoept_BR
dc.contributor.authorVieira, Jorge Augusto Moutella de Campos-
dc.date.accessioned2020-02-11T13:30:20Z-
dc.date.available2020-02-11T13:30:20Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVIEIRA, Jorge Augusto Moutella de Campos. Museu de fantasmas: mito, política e representação na tetralogia do poder de Aleksandr Sokurov. 2017. 72 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11886-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objeto a Tetralogia do Poder, um conjunto de quatro filmes do diretor russo Aleksandr Sokurov: Moloch, Taurus, O Sol e Fausto. Nosso principal objetivo é o de desvelar as relações que os filmes mantêm entre si e que sustentam o caráter seriado do estudo sobre o Poder do diretor russo. Nesse sentido, coube-nos esclarecer, conforme a desenhávamos, a figura do Poder que o mosaico da Tetralogia nos oferece. Para isso, partimos da hipótese de que os filmes de Sokurov têm como tema principal e eixo condutor os comércios e os embates entre o laicizado Estado soberano nacional moderno e a teologia. A partir disso, passamos a investigar a divisão entre o caráter público e o caráter privado do poder representada nos três primeiros filmes, bem como os procedimentos formais utilizados pelo diretor russo. Depois, passamos a investigação do filme Fausto, atentando para as diferenças e semelhanças entre este e as três obras precedentes. Retomamos ainda as condições culturais da modernidade para o surgimento do mito do Fausto, estendendo a análise dos quatro filmes, assim, para as relações que o poder mantém com as formas de representação e os lugares de legitimação dos discursos. Concluímos, pois, que os quatro filmes conformam um discurso que relativiza a perspectiva histórica dos discursos dados, do senso-comum sobre inimigos das “repúblicas democráticas”, a saber, Hitler, Lênin, Hirohito. Contudo, essa relativização não serve ao propósito de enaltecer ou elogiar os derrotados, senão ao propósito de revelar os mecanismos políticos que aproximam “vítimas” e “algozes”, mostrando-os como beneficiários contenciosos dos mesmos pactos diabólicos, iludidos cada qual com seus paraísos ideais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectPoliticapt_BR
dc.subjectGoverno representativo e representaçãopt_BR
dc.subjectFausto - personagem fictíciopt_BR
dc.subjectAleksandr Sokúrovpt_BR
dc.titleMuseu de fantasmas : mito, política e representação na tetralogia do poder de Aleksandr Sokurov.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeAgnolon, Alexandrept_BR
dc.contributor.refereeFonseca, Jair Tadeu dapt_BR
dc.contributor.refereeMaciel, Emílio Carlos Roscoept_BR
dc.description.abstractenThe object of this dissertation is the Tetralogy of Power, a set of four movies by the Russian filmmaker Aleksandr Sokurov: Moloch, Taurus, The Sun and Faust. Our main goal is to unveil the connections between the movies, which hold the serial aspect of the Russian director’s study of Power. Therefore, it was left to us to clarify, as we mapped it, the figure of Power offered by the Tetralogy’s mosaic. To this end, we start from the hypothesis that the main subject and the axis of Sokurov’s movies are the exchanges and collisions between theology and the laicized sovereign modern Nation state. Thereafter, we investigate the division between the public and the private aspects of power, which is represented in the first three movies, as well as the formal procedures used by the Russian director. Then, we investigate the movie Faust, focusing on the differences and the similarities between this work and the first preceding ones. We resume the cultural conditions of modernity in the emergence of Faust’s myth, extending the analysis of the four movies, thus, towards the relations power keeps with the forms of representation and the places of discursive legitimacy. We conclude, then, that the four movies shape a discourse which puts into perspective the historical views of the given discourses, the common-sense on the enemies of the “democratic republic”, namely, Hitler, Lenin, Hirohito. This putting into perspective, though, does not serve the purpose of praising or complimenting the defeated, but with the purpose of revealing the politic mechanisms which approach “victims” and “executioners”, showing them as beneficiaries litigators of the same diabolic pacts, each deluded with their ideal paradises.pt_BR
Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MuseuFantasmasMito.pdf700,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons