Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11844
Title: As práticas de leitura no ensino médio : um processo de construção de identidade.
Authors: Souza, Niceia Aparecida da Cunha
metadata.dc.contributor.advisor: Gonçalves, Clézio Roberto
Keywords: Hábito de leitura
Letramento
Estudantes do ensino médio
Identidade
Issue Date: 2019
metadata.dc.contributor.referee: Gonçalves, Clézio Roberto
Muniz, Kassandra da Silva
Silva, Vera Lopes da
Citation: SOUZA, Niceia Aparecida da Cunha. As práticas de leitura no ensino médio: um processo de construção de identidade. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Abstract: Esta dissertação investiga as práticas de leitura de alunos do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Mariana (MG). O objetivo geral desta pesquisa é descrever as práticas de leitura dos alunos do Ensino Médio. E como objetivos específicos, este trabalho visa (i) identificar as barreiras encontradas pelos alunos do Ensino Médio na prática de leitura; (ii) descrever as motivações pessoais dos alunos para a prática de leitura. Os sujeitos desta pesquisa são alunos de uma turma do 1º ano, uma turma do 2º ano e uma turma do 3º ano, além de 07(sete) professoras de língua portuguesa da Escola Estadual Dom Silvério. Os alunos oferecem dados para investigação das práticas de leitura e os professores fornecem os dados para apontar suas percepções sobre as práticas de leitura dos alunos e como se propõe a prática de leitura em sala de aula. A necessidade da pesquisa justifica-se pela resistência apresentada pelos alunos do Ensino Médio a realizar as leituras propostas pela escola. O estudo concentrou a noção de leitura discutida pelas autoras Kleiman (2008), Koch (2007) e Martins (1994). Entende-se por leitura, objeto de pesquisa desta dissertação, como “(...) um processo interativo, no sentido de que os diversos conhecimentos do leitor interagem em todo momento com o que vem da página para chegar à compreensão (...)” (KLEIMAN, 2008). Na perspectiva de situar as práticas de leitura realizadas pelos alunos fora do contexto escolar, nos baseamos no conceito de letramento apresentado por Soares (2004), e, para revelar a importância de propor atividades de leitura que tenham sentido para o aluno leitor, utilizamos o conceito de identidade proposto por Hall (2011) e Rajagopalan (1998). A metodologia para análise dos dados foi baseada em aplicação de questionário, roda de conversa e anotações em diário de bordo. A investigação permitiu concluir que os alunos do Ensino Médio realizam mais leitura do que a escola imagina, mas são leituras de seu interesse e que fazem sentido para eles. Além disso, ficou evidente a necessidade de formação continuada para os professores refletirem e discutirem entre eles sobre suas práticas: (re)fazendo novas escolhas.
metadata.dc.description.abstracten: This thesis investigates the reading practices of High School students of a public school in the town of Mariana, Minas Gerais. The general objective of this study is to describe the reading practices of High School students. More specifically, this study aims (i) to identify the obstacles faced by High School students with regard to reading practices; (ii) to describe the students’ personal motivations towards reading practice. The subjects of this study are students of three different High School classes (first, second, and third year respectively), besides 07 (seven) Portuguese teachers at Dom Silvério State School (Escola Estadual Dom Silvério). The students provide the data for the investigation on their reading practices and the teachers provide the data to point out their perceptions about the students’ reading practices and how reading practices should be proposed within the scope of a classroom. The necessity of this research is justified by the High School students’ resistance to carry out the readings proposed to them. The study focused on the concept of reading discussed by Kleiman (2008), Koch (2007), and Martins (1994). Reading, the object of research of this thesis, is understood as “(...) an interactive process, in the sense that the diverse knowledge of the reader interact at all times with what comes from the page to reach understanding (...)” (KLEIMAN, 2008). In order to situate the readings carried out by the students outside school, we drew on the concept of literacy introduced by Soares (2010). To show the importance of proposing meaningful reading activities to the student-reader, we used the concept of identity proposed by Hall (2011) and Rajagopalan (1998). The methodology to analyze the data was performed through a questionnaire application, a conversation round, and the researcher’s personal logbook. The investigation concluded that the High School students read more than what is supposed by school, but those are readings of their interest, meaningful to them. Besides, the study evinced a need for continuing teacher education. Therefore, the teachers can discuss and reflect, among themselves, upon their practices: (re) making new choices.
Description: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11844
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/12/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPL - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_PráticasLeituraEnsino.pdf3,13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons