Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11828
Title: Método para ajustar dinamicamente os parâmetros de moinho de minério de ferro em laboratório de análise química.
Authors: Lott, Gabriel Duarte
metadata.dc.contributor.advisor: Guimarães, Frederico Gadelha
Euzebio, Thiago Antonio Melo
Keywords: Moagem
Projeto de experimentos
Lógica fuzzy
Laboratório
Análise química
Issue Date: 2019
metadata.dc.contributor.referee: Guimarães, Frederico Gadelha
Euzebio, Thiago Antonio Melo
Araújo, José Mário
Santos, Iranildes Daniel dos
Cota, Luciano Perdigão
Citation: LOTT, Gabriel Duarte. Método para ajustar dinamicamente os parâmetros de moinho de minério de ferro em laboratório de análise química. 2019. 64 f. Dissertação (Mestrado em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Abstract: O processo de análises físicas e químicas de amostras de minério de ferro é crucial para avaliação do tipo e da qualidade do minério que está sendo lavrado e beneficiado nas operações das empresas mineradoras. Garantir a precisão e exatidão das análises químicas é um foco constante da equipe de trabalho do laboratório localizado na mina de Cauê no Brasil. Informações confiáveis são necessárias para otimizar corretamente a operação da usina de beneficiamento e para ser usada para fazer a precificação do minério de ferro. Contudo, a dinâmica de operação do processo bem como a utilização não uniforme e desgaste natural dos equipamentos provoca um aumento na variabilidade das análises químicas. Alguns parâmetros do equipamento podem ser ajustados visando uma maior precisão dos resultados. A aplicação da técnica de planejamento de experimentos (DoE) permite determinar os fatores (parâmetros) e os níveis (diferentes valores) a serem testados a fim de avaliar estatisticamente a relação entre as variáveis de entrada do problema (parâmetros do equipamento) e as variáveis de saída (percentual dos elementos analisados). Testes realizados indicaram um aumento dos percentuais de ferro e redução dos percentuais de sílica ao se aumentar a velocidade de rotação e o tempo de pulverização
metadata.dc.description.abstracten: The process of physically and chemically analyzing iron ore samples is crucial to identifying the type and quality of ore being mined and processed by mining companies. Guaranteeing the accuracy and precision of chemical analysis is a constant focus of the laboratory sta_ at the Caue mine in Brazil. The reliable information is required to optimize the mining plant operation and to price the iron ore. However, the dynamic nature of the processing operation and non-uniform wear and tear on the equipment increases the variability of the chemical analyses. Several parameters for the machines can be adjusted for accurate results. The design of experiment (DoE) technique enables determining the factors (parameters) and levels (di_erent values) that must be tested to statistically evaluate the relationship between the input (percentage of elements analyzed) and output variables (parameters of the equipment). Tests performed indicated an increase in the iron percentage and a decrease in the silica percentage with increasing mill rotation speed and pulverization time.
Description: Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11828
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/11/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Appears in Collections:PROFICAM - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_MétodoAjustarDinamicamente.pdf4,68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons