Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11826
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Cláudio Gouvêa dospt_BR
dc.contributor.authorBarsante, Dolhavan Jhonathan Costa-
dc.date.accessioned2019-11-29T13:55:04Z-
dc.date.available2019-11-29T13:55:04Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBARSANTE, Dolhavan Jhonathan Costa. Automedicação: proposta de um jogo paradidático na educação de jovens e adultos. 2019. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11826-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar as possíveis contribuições do uso de um jogo paradidático acerca da automedicação no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e o método utilizado foi o Estudo de Caso. A unidade de análise foi uma Escola pública que oferece EJA, situada na região sudeste do Estado de Minas Gerais, os sujeitos envolvidos são os jovens e adultos matriculados no terceiro período da EJA e a professora de química da escola. O referencial teórico do trabalho foi organizado em três partes - um novo olhar para educação de jovens e adultos; automedicação como tema social na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS); jogos educativos como recurso paradidático. Os resultados desta pesquisa mostraram que o uso de jogos contribuiu para a inserção de conteúdos relacionados à educação em saúde na turma de EJA pesquisada, sem prejudicar os demais conteúdos obrigatórios. O tema do jogo “Automedicação” se mostrou relevante por estar inserido na vida dos alunos, favorecendo a proposta Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma abordagem de educação para vida. Por fim, a necessidade de novas metodologias na EJA principalmente associada a conteúdos que estejam presentes na vida dos alunos, foi percebida, incentivando novas pesquisas nessa área de tamanha relevância que é a EJA.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAutomedicaçãopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleAutomedicação : proposta de um jogo paradidático na educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, em 24/11/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeSilveira Júnior, Célio dapt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Fábio Augusto Rodrigues ept_BR
dc.contributor.refereeSantos, Cláudio Gouvêa dospt_BR
dc.description.abstractenThis research aimed to elaborate, apply and analyze the possible contributions of the use of a paradigmatic game about self-medication in the context of Youth and Adult Education (EJA). This is a qualitative research, and the method used was the Case Study. The unit of analysis was a public school that offers EJA, located in the southeastern region of Minas Gerais State, the subjects involved are young people and adults enrolled in the third period of EJA and the school's chemistry teacher. The theoretical framework of the work was organized in three parts - a new look at youth and adult education; self-medication as a social theme in the science, technology and society (CTS) perspective; Educational games as a paradigmatic resource. The results of this research showed that the use of games contributed to the insertion of contents related to health education in the researched EJA class, without harming the other obligatory contents. The theme of the game “Self-medication” was relevant because it is inserted in the students' lives, favoring the proposal Science, Technology and Society in an approach to education for life. Finally, the need for new methodologies in EJA, mainly associated with content that is present in students' lives, was noticed, encouraging new research in this area of such relevance that is EJA.pt_BR
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AutomedicaçãoPropostaJogo.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_AutomedicaçãoEnsinoQuímica.pdf486,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons