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Title: Diretrizes para utilização de contêineres marítimos em edifícios de andares múltiplos na construção civil.
Authors: Venâncio, Clarice
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Flávio Teixeira de
Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Keywords: Contêineres
Sustentabilidade
Construção metálica
Engenharia de estruturas
Issue Date: 2019
metadata.dc.contributor.referee: Souza, Flávio Teixeira de
Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Arcipreste, Cláudia Maria
Citation: VENÂNCIO, Clarice. Diretrizes para utilização de contêineres marítimos em edifícios de andares múltiplos na construção civil. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Abstract: A utilização do aço como material estrutural apresenta vantagens sobre o concreto armado em comparação com os demais materiais, tais como velocidade e facilidade de montagem, estruturas e fundações mais leves e baixo custo quando comparada com sua elevada resistência estrutural. Atualmente no mercado da construção civil utilizam-se contêineres marítimos em obras civis como um novo sistema construtivo. O uso de contêineres na construção pode ser justificado pelo fato de ser uma estrutura sustentável, econômica e móvel. Os contêineres são reaproveitados, diante que, anteriormente tinham a função de transportar cargas marítimas e após o fim de sua vida útil são abandonados em portos. Os contêineres também são utilizados em canteiros de obras servindo de escritório ou depósitos, e têm uma grande vantagem por poderem ser transportados para qualquer obra subsequente. O estudo sobre a reutilização de contêineres marítimos no Brasil ainda é pouco difundido. Esse trabalho surgiu da necessidade da análise estrutural da estrutura do contêiner quando há necessidade da realização de modificações para adequação em diversas formas arquitetônicas. Nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo a determinação de diretrizes para a adequada aplicabilidade do contêiner marítimo em edificações sem que haja necessidade de reforço estrutural. Para adequada modelação dos contêineres reutilizados na construção civil, foi determinada a quantidade e as dimensões de aberturas em contêineres, que não venham a prejudicar o seu comportamento estrutural. A variação dessas aberturas atende as variações de questões arquitetônicas, possibilitando que cada projeto tenha aberturas de tamanhos diferentes. A análise estrutural utilizou o programa de elementos finitos SAP2000 em qual foram modelados as diversas alterações para o elemento contêiner, possibilitando a verificação do comportamento estrutural, e posteriormente foi realizada a análise dos resultados obtidos na simulação. No estudo de caso realizado nesse trabalho foi modelado um contêiner de 20 pés e as diretrizes de projeto são os parâmetros que definem o empilhamento de contêineres, as variações dos apoios e das aberturas do contêiner. A partir da modelagem e análise dos resultados pode-se determinar parâmetros limites para reutilização dos contêineres, que não afetem a sua eficiência estrutural.
metadata.dc.description.abstracten: The use of steel as a structural material and the advantages over reinforced concrete compared to the materials used, such as speed and ease of assembly, lighter structures and foundations and low cost when compared to the structural structure. Currently in the civil construction market, maritime containers are used in civil works as a new construction system. The use of containers in construction can be justified by the fact that it is a sustainable, economic and mobile structure. Containers are reused because they previously had the function of transporting sea cargo and after the end of their useful life are abandoned in ports. Containers are also used in worksites serving as offices or warehouses, and have a great advantage that can be transported to any subsequent work. The study on the reuse of marine containers in Brazil is still not widespread. This work arose from the need for structural analysis of the container structure when it is necessary to make modifications to suit various architectural forms. In this context, this work had the objective of determining guidelines for the proper applicability of the marine container in buildings without the need for structural reinforcement. For proper modeling of containers reused in civil construction, the number and openings of containers in the containers that do not harm their structural behavior were determined. The variation of these openings addresses changing architectural issues, allowing each project to have different sized openings. A structural analysis used in the SAP2000 finite element program was modeled as several changes for the desired element, allowing the selection of the structural behavior and later performed in the analysis of the results obtained in the analysis. In the case study carried out in this work, a 20-foot container was modeled and the design guidelines are the parameters that define the container stacking, the variations of the supports and the openings of the container. From the modeling and analysis of the results it is possible to determine limit parameters for reuse of containers that do not affect their structural efficiency.
Description: Programa de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11806
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/11/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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