Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11799
Title: O envolvimento dos estudantes na abordagem de uma questão sociocientífica através de suportes midiáticos.
Authors: Abreu, Daniela Freitas de
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Guilherme da Silva
Keywords: Educação - aspectos sociais
Mídia digital
Issue Date: 2019
metadata.dc.contributor.referee: Aguiar Júnior, Orlando Gomes de
Pagliarini, Cassiano Rezende
Lima, Guilherme da Silva
Citation: ABREU, Daniela Freitas de. O envolvimento dos estudantes na abordagem de uma questão sociocientífica através de suportes midiáticos. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Abstract: Esta pesquisa investigou o envolvimento dos estudantes com uma questão sociocientífica, abordada através de suportes de divulgação científica em uma sequência didática. A sequência didática passou pelo processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração (EAR) e sua última versão foi intitulada “A hidrostática e a utilização de barragens para conter rejeitos: o caso do rompimento da barragem de Fundão”, nela utilizamos o rompimento da barragem de Fundão em Mariana como questão sociocientífica a ser abordada no estudo da hidrostática. A pesquisa de natureza qualitativa analisou entrevistas feitas com alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Belo Horizonte. As entrevistas foram realizadas após a leitura de reportagens sobre o assunto em dois momentos distintos: em um primeiro momento as reportagens foram levadas pela professora e, em um segundo momento, os estudantes escolheram a reportagem a ser apresentada. Por meio da análise microgenética, analisamos o envolvimento dos estudantes com a questão abordada através da verificação de alguns elementos como percepção, produção de sentido, argumentação e mobilização do conhecimento. Este trabalho defende a relevância do uso de questões sociocientíficas em ambientes formais de ensino, uma vez que envolve os estudantes ampliando o saber científico com o intuito de gerar reflexões e argumentações para uma aplicação ética, histórica e social dos saberes relativos à cultura científica e tecnológica.
metadata.dc.description.abstracten: This research investigated the students' involvement with a socio-scientific issue approached through science communication supports in a didactic sequence. The didactic sequence went through the Elaboration, Application and Re-elaboration (EAR) process and its last version was entitled “Hydrostatics and the use of dams to contain tailings”, in which we used the rupture of the Fundão dam in Mariana as a socio-scientific issue to be addressed. in the study of hydrostatics. The qualitative research analyzed interviews with first year high school students in a public school in Belo Horizonte, before and after the application of the first version of the didactic sequence. The interviews were conducted after reading reports on the subject at two different times: at first the reports were taken by the teacher and, in a second moment, the students chose the report to be presented. Through microgenetic analysis, we analyze the involvement of students with the issue addressed through the verification of some elements such as perception, meaning production, argumentation and knowledge mobilization. This word defends the relevance of the use of socio-scientific issue in formal teaching environments since it involves students expanding scientific knowledge in order to generate reflections and arguments for an ethical, historical and social application of knowledge related to scientific and technological culture.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11799
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 30/10/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:MPEC - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_EnvolvimentoEstudantesAbordagens.pdf2,45 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_SequênciaDidáticaHidrostática.pdf3,55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons