Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1178
Title: Modelos empíricos e semi-empíricos para a obtenção do coeficiente de dispersão longitudinal de pequenos cursos de água.
Authors: Devens, Julimara Alves
Barbosa Júnior, Antenor Rodrigues
Silva, Gilberto Queiroz da
Giorgetti, Marcius Fantozzi
Keywords: Dispersão longitudinal
Traçador
Qualidade da água
Issue Date: 2010
Citation: DEVENS, J. A. et al. Modelos empíricos e semi-empíricos para a obtenção do coeficiente de dispersão longitudinal de pequenos cursos de água. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 15, n.1, p.75-88, jan-mar. 2010. Disponível em: <https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=8&SUMARIO=104>. Acesso em: 19 jul. 2012.
Abstract: Os métodos simples que usam fórmulas práticas para a previsão do coeficie nte de dispersão longitudinal em peque-nos cursos d’água naturais são discutidos neste artigo. Dez fórmulas práticas de previsão do coeficiente são comparadas. A base de comparação são os resultados de 22 estudos de campo em que o coeficiente é obtido diretamente com o uso de traçado-res ambientalmente neutros. A técnica de obtenção direta do coe ficiente apóia-se em metodologia derivada de modelo clássico, tipo Fickiano. A análise dimensional é utilizada para a obtençã o dos grupos adimensionais relevantes no processo de trans-porte de massa e para deduzir um modelo matemático alternativ o para o coeficiente de dispersão longitudinal. Este modelo é ajustado pela técnica de regressão múltipla e, ao final, para a sua validação, é ap licado a novos dados de estudos de campo realizados no trecho urbano de um curso d’água natural.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1178
metadata.dc.identifier.uri2: https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=8&SUMARIO=104
ISSN: 1414381X
Appears in Collections:DECIV - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ModelosEmpíricosSemi.pdf
  Restricted Access
303,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.