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Título: Obtenção do índice de confiabilidade de barras de perfis formados a frio submetidas à flexão simples com o emprego do método FORM.
Autor(es): Toledo, Fernanda Ferra Andrade
Orientador(es): Freitas, Marcílio Sousa da Rocha
Brandão, André Luis Riqueira
Palavras-chave: Aço - estruturas
Confiabilidade - engenharia
Resistência de materiais
Aço - vigas
Flexão - engenharia civil
Data do documento: 2019
Membros da banca: Freitas, Marcílio Sousa da Rocha
Brandão, André Luis Riqueira
Souza, Flávio Teixeira de
Vieira, Washington Batista
Referência: TOLEDO, Fernanda Ferra Andrade. Obtenção do índice de confiabilidade de barras de perfis formados a frio submetidas à flexão simples com o emprego do método FORM. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: As estruturas devem oferecer segurança e boas condições de utilização, de forma que não venham a falhar ou mesmo provocar desconforto a seus ocupantes. O estudo da confiabilidade estrutural relaciona-se com a avaliação da probabilidade de violação de um estado limite para um sistema estrutural. Assim, o objetivo deste trabalho é aplicar uma metodologia para análise dos índices de confiabilidade para barras de perfis formados a frio submetidas à flexão simples, projetadas segundo a norma brasileira ABNT NBR 14762:2010 e a norma norteamericana AISI S100:2016. Primeiramente, foi elaborado um banco de dados de resultados experimentais de alguns autores para o estado limite em questão e obtidas as forças resistentes para cada modelo ensaiado, com a utilização da ABNT NBR 14762:2010. É avaliado o erro de modelo (relação entre os valores teórico e experimental), fornecendo um resultado estatístico. Em seguida, foi empregado o Método de Confiabilidade de Primeira Ordem (First Order Reliability Method - FORM) para avaliação da segurança de vigas em perfis formados a frio incorporando-se os coeficientes de ponderação das resistências e das ações das normas brasileira e americana. Comparando-se os valores dos índices fornecidos pelos três métodos aplicados, o método FORM e a Simulação de Monte Carlo forneceram valores bem próximos, confirmando a precisão do método FORM. Sobre os índices de confiabilidade, a combinação referente ao LSD (Limit States Design) não apresentou resultados satisfatórios em relação ao valor alvo de β0=3,0, já que em todos os casos, o índice encontrado foi inferior ao valor pretendido. Por fim, concluiu-se que são necessários ajustes nos coeficientes de ponderação da resistência previstos em norma, conforme o tipo de seção e modo de falha; porém, faz-se necessário um refinamento destes resultados através da análise de mais dados.
Resumo em outra língua: The structures must provide safety and good conditions of use, so that they will not break or fail or even cause discomfort to its occupants. The study of structural reliability is related to the assessment of the probability of violation of a limit state for a structural system. Thus, the objective of this work is to apply a methodology for the analysis of reliability indexes for cold formed members subjected to bending, designed in accordance with the Brazilian standard ABNT NBR 14762:2010 and the American standard AISI S100:2016. Firstly, a database of experimental results of some authors was elaborated for the limit state in question and the strengths were obtained for each model tested, using ABNT NBR 14762:2010. The model error (relation between the theoretical and the experimental values) is evaluated, providing a statistical result. Then, the First Order Reliability Method (FORM) was used to evaluate safety of cold formed sections incorporating the load factors and resistance factor of the Brazilian and American standards. Comparing the index values provided by the three methods used, the FORM method and the Monte Carlo Simulation provided similar values, confirming the precision of the FORM method. Regarding the reliability indices, the Limit Stat Design combination did not present satisfactory results in relation to the target value β0=3,0, since in all cases, the index found was lower than the intended value. Finally, it was concluded that adjustments to the standard load factors are necessary, according to the type of section and failure mode; however, it is necessary to refine these results by analyzing more data.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11770
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/10/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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