Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11725
Title: Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática.
Authors: Raimundi, Marcos Paulo Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Rosa, Milton
Keywords: Etnomatemática
Educação financeira
Matemática - estudo e ensino
Cidadania
Issue Date: 2019
metadata.dc.contributor.referee: Rosa, Milton
Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Orey, Daniel Clark
Citation: RAIMUNDI, Marcos Paulo Vieira. Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática. 2019. 251 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Abstract: Essa pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual localizada em um município da região da Zona da Mata, no Estado de Minas Gerais, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de conteúdos da Educação Financeira com fundamentação na perspectiva Etnomatemática e no Currículo Trivium. A problemática desse estudo está relacionada com a seguinte questão de investigação: Como a proposição do currículo trivium, fundamentado no Programa Etnomatemática, pode contribuir para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos do terceiro ano do Ensino Médio? Assim, para a coleta de dados foram utilizados dois questionários, as anotações do diário de campo do professor-pesquisador, três blocos de atividades propostas no registro documental e uma atividade final. Esses dados foram analisados e interpretados no decorrer da pesquisa de acordo com o referencial teórico embasado na Etnomatemática, na Educação Financeira, no Currículo Trivium e, também, com a utilização dos pressupostos metodológicos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Posteriormente, os dados brutos que compuseram a amostragem teórica foram codificados por meio das codificações aberta e axial, que possibilitaram a elaboração das categorias conceituais que propiciaram a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo por meio da categorização dos códigos preliminares previamente determinados. Esses resultados mostram que as atividades propostas em sala de aula estavam relacionadas com o desenvolvimento da literacia, da materacia e da tecnoracia dos participantes desse estudo, possibilitando que as situações-problema cotidianas trabalhadas em sala de aula fossem solucionadas com a aplicação dos instrumentos comunicativos, analíticos, materiais e tecnológicos, que propiciaram o desenvolvimento da reflexão crítica sobre os fenômenos presentes na vida diária. Essa ação pedagógica contribuiu para que os participantes compreendessem os fundamentos financeiros subjacentes às práticas cotidianas, como, por exemplo, a capacidade de leitura e interpretação de juros simples e compostos em financiamentos, das promoções, das propagandas e das Black Fridays, que foram contextualizadas na elaboração das atividades do trabalho de campo conduzido nesse estudo.
metadata.dc.description.abstracten: This research was conducted in a state public school located in a municipality in the Zona da Mata region, in the State of Minas Gerais, which aims to contribute to the development of contents of financial education grounded on an ethnomathematical perspective and the Trivium Curriculum. The statement of the problem of this study is related to the following research question: How can the proposition of the Trivium Curriculum based on the ethnomathematics program contribute to the development of the financial education of students enrolled in the third-year high school? Thus, for data collection the researcher used two questionnaires, notes gleaned from the teacher-researcher's field diary, three blocks of activities proposed in the documentary record and one final activity. These data were analyzed and interpreted during the conduction of this research according to the theoretical framework based on ethnomathematics, financial education, trivium curriculum and also by using the methodological assumptions of Grounded Theory. Subsequently, the raw data that composed the theoretical sampling of this study were codified by means of the open and axial coding, which enabled the elaboration of the conceptual categories that allowed the interpretation of the results obtained in this study by means of the categorization of the preliminary codes that were previously determined. The results of this research show that the activities proposed in the classroom were related to the development of the literacy, the materacy, and technoracy of the participants of this study, which made possible daily problem-situations worked-on in the classroom that were solved with the application of the communicative, analytical, material, and technological instruments, which propitiated the development of critical reflection on the phenomena present in daily life. The pedagogical action as outlined in this work, contributed to the participants' understanding of the financial fundamentals that are common to underlying daily practices, such as the ability to read and interpret simple and compound interests in financing, promotions, advertisements, and Black Friday, which were contextualized in the elaboration of the fieldwork activities conducted in this study.
Description: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11725
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/09/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PROFMAT - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_PropondoCurrículoTrivium.pdf3,16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons