Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11723
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Sheila Alves dept_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Giselle Barbosa Andrade-
dc.date.accessioned2019-09-16T15:48:01Z-
dc.date.available2019-09-16T15:48:01Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Giselle Barbosa Andrade. Insetos na escola: um estudo sobre a representação das formigas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11723-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação propõe uma reflexão sobre o estudo das representações de formigas realizadas através do desenho das crianças de 9 e 10 anos, pautados em Jean Piaget. Nos estudos piagetianos a representação é a capacidade de se lembrar, diante de uma imagem ou signo, o objeto que não está presente ou o ato não realizado, embora o pensamento não se reduza apenas às imagens, ele também se constrói por elas. Para realizar essa pesquisa utilizou-se a metodologia qualitativa,caracterizada por estudo de caso. Como ferramenta, foi construída uma sequência didática para compreender o olhar da criança em uma perspectiva cognitiva sobre as formigas. Para tanto, a permanência na escola teve a duração de 6 meses, divididos em encontros semanais com aproximadamente 110 minutos. A sala de aula era composta por crianças de perfis diversificados, com níveis sócio-econômico-cultural diferentes. Foram contemplados 30 desenhos de 10 crianças que participaram de todas as aulas para serem analisados. Para isso foi utilizado um quadro de categorias construídos pelas pesquisadoras.Por fim, conclui-se que as crianças desenham muito mais do que veem. Verificou-se também que a interação delas como o material didático apresentado culminou nas representações de formigas com detalhes próximos do real e apropriaram-se dos conceitos apresentados, comprovados na entrevista. Trabalhar com temas próximos as crianças faz que elas tenham uma aprendizagem científica efetiva, vinculando à autonomia dos conhecimentos a realidade. É importante oferecer às crianças a interação a diversas linguagens, abrindo caminhos para que elas se manifestem de maneira espontânea e significativa, os conhecimentos até então adquiridos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectFormigaspt_BR
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectJean Piagetpt_BR
dc.subjectConstrutivismo - educaçãopt_BR
dc.titleInsetos na escola : um estudo sobre a representação das formigas nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.title.alternativeInsects at school : a study on the representation of ants in the early years of elementary school.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/09/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeAlmeida, Sheila Alves dept_BR
dc.contributor.refereeCoutrim, Rosa Maria da Exaltaçãopt_BR
dc.contributor.refereeBonadiman, Heron Laiberpt_BR
dc.description.abstractenThis dissertation proposes a reflection on the study of ant representations made through the drawing of 9 and 10-year-old children, based on Jean Piaget. In Piagetian studies, representation is the ability to remember, in front of an image or a sign, the object that is not present or the act not performed, although thought is not only reduced to images, it is also built by them. To carry out this research we used the qualitative methodology, characterized by case study. As a tool, a didactic sequence was built to understand the child's gaze from a cognitive perspective on ants. Therefore, the stay in school lasted 6 months, divided into weekly meetings with approximately 110 minutes. The classroom consisted of children of diverse profiles with different socio-economic-cultural levels. Thirty drawings of 10 children who participated in all classes to be analyzed were contemplated. Finally, it follows that children draw much more than they see. It was also verified that their interaction as the presented didactic material culminated in the representations of ants with details close to the real and appropriated the presented concepts, proven in the interview. Working with subjects close to children makes them having an effective scientific learning, linking the autonomy of knowledge to reality. It is important to offer children the interaction in different languages, opening ways for them to manifest themselves in a spontaneous and meaningful way, the knowledge acquired until then.pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_InsetosEscolaEstudo.pdf5,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons