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dc.contributor.advisorAlmeida, Sheila Alves dept_BR
dc.contributor.authorMoreira, Yara Câmara-
dc.date.accessioned2019-09-16T14:01:56Z-
dc.date.available2019-09-16T14:01:56Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMOREIRA, Yara Câmara. O show da Luna: um estudo sobre a recepção das idéias científicas pelas crianças. 2019. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11715-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe uma reflexão a respeito dos processos de recepção de recursos audiovisuais por parte do público infantil. A problematização está em investigar, valendo-se dos referenciais teóricos dos estudos culturais, investiga a recepção das ideias científicas presentes no desenho animado O Show da Luna. Essa animação enquanto objeto de estudo, apresenta como proposta o entretenimento por meio da utilização de temáticas ligadas às ciências naturais. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com quatorze crianças de sete a nove anos de idade. O roteiro dessas entrevistas baseou-se na análise dos episódios Doce Pão Doce e Afunda ou Flutua? que abordam respectivamente a levedação e a densidade. A amostragem da pesquisa se formou com crianças pertencentes a duas instituições não-escolares da região de Ouro Preto, Minas Gerais. Para a análise dos dados, apoiou-se no modelo teórico-metodológico proposto por Hall (2003), no qual ele apresenta estratégias de interpretação da recepção. Assim, constatou-se que a recepção das ideias científicas é de natureza dialógica, o desenho animado coloca em cena e circula muitos roteiros, contudo, o sujeito, considerando sua individualidade e outras vivências, pode promover a exclusão de algumas intervenções vindas da tela. Portanto, as crianças concretizam e produzem sentidos daquilo que lhe é característico ou que lhes chamam a atenção.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectO show da Lunapt_BR
dc.subjectIdéia - filosofiapt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectCognição em criançaspt_BR
dc.titleO show da Luna : um estudo sobre a recepção das idéias científicas pelas crianças.pt_BR
dc.title.alternativeThe Luna Show : a study on the reception of scientific ideas as by children.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/09/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeAlmeida, Sheila Alves dept_BR
dc.contributor.refereeMozzer, Nilmara Bragapt_BR
dc.contributor.refereeLima, Guilherme da Silvapt_BR
dc.contributor.refereeCaixeta, Maria Emíliapt_BR
dc.description.abstractenThis research proposes a reflection on the processes of reception of audiovisual resources by children. The problem is to investigate, using theoretical references of cultural studies, how is the reception of scientific ideas present in the cartoon Earth to Luna. This animation as an object of study, presents as entertainment proposal the use of themes related to natural sciences. For this investigation were conducted individual semi-structured interviews with fourteen children from seven to nine years. The script used was constructed from the analysis of the episodes As The Bread Rises and The Sinking Grape which address respectively the yeast and the density. The research sample was formed with children belonging to two nonschool institutions in the region of Ouro Preto, Minas Gerais (Brazil). For data analysis, it was based on the theoretical-methodological model proposed by Hall (2003), in which he presents interpretation strategies of reception. With the research it was found that the reception of scientific ideas is dialogical nature, the cartoon puts in scene and circulating many scripts, however, the subject from your individuality and other experiences, can promote the exclusion of some interventions coming from the screen. Therefore, children concretize and produce meanings of what is characteristic of them or that attract their attention.pt_BR
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