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Título: Objeto de aprendizagem multimídia aplicado a dispositivos móveis : uma proposta para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos.
Autor(es): Oliveira, Geraldo Magella Barbosa de
Orientador(es): Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Palavras-chave: Ciência - educação e ensino
Educação de Jovens e Adultos
Sistemas multimídia
Data do documento: 2019
Membros da banca: Robert, André Desiré
Pagliarini, Cassiano Rezende
Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Referência: OLIVEIRA, Geraldo Magella Barbosa de. Objeto de aprendizagem multimídia aplicado a dispositivos móveis: uma proposta para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: Atualmente, podemos contar com uma infinidade de recursos que podem servir como suporte ao professor em sala de aula, principalmente aos relacionados a sistemas multimídia e suportados por Dispositivos Móveis, como no caso dos tablets e telefones celulares (smartphones). Por estarem transformando a forma de produzir e de acessar informações, os Dispositivos Móveis têm possibilitado estratégias pedagógicas híbridas, entre a sala de aula e o mundo digital. Neste trabalho, investigamos a utilização de Dispositivos Móveis, por meio do desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem Multimídia (OAM). Ao utilizarmos recursos multimídia (imagens e vídeos 3D, imagens em alta resolução, simuladores etc), que podem ser acessados por meio de QR Code - Quick Response Code (Código de Resposta Rápida) e aplicados ao material impresso (OAM), tornamos a aprendizagem mais efetiva, na medida em que esses recursos aumentaram a motivação do aluno. Na perspectiva desses pontos, aliado a pesquisas no campo da Aprendizagem Móvel (Mobile Learning), o OAM foi elaborado à luz de estudos na área da Teoria da Carga Cognitiva (SWELLER, 2003) e da Teoria da Aprendizagem Multimídia (MAYER e MORENO, 2002). Esse Objeto de Aprendizagem Multimídia foi aplicado para o Ensino de Ciências (Física) a alunos da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa foi referenciada por meio da Teoria da Difusão da Inovação (ROGERS, 2003), por meio dela, verificamos um aumento na motivação dos alunos, na utilização do OAM, ao ponto de gerar um estímulo no estudo antecipado do conteúdo trabalhado em sala de aula pelo pesquisador, além do incremento significativo alcançado nas concepções newtonianas. Encontramos também, entre os alunos participantes da pesquisa, as limitações com relação à utilização do material, como a falta de familiaridade com a tecnologia e a organização do tempo, comum em se tratando da realidade de alunos desta modalidade de ensino (SACCOL, 2011).
Resumo em outra língua: Today we can count on a multitude of features that can support the classroom teacher, especially those related to multimedia systems and supported by Mobile Devices, such as tablets and mobile phones (smartphones). Because they are transforming the way they produce and access information, Mobile Devices have enabled hybrid pedagogical strategies between the classroom and the digital world. In this paper, we investigate the use of Mobile Devices through the development of a Multimedia Learning Object (OAM). By using multimedia features (3D images and videos, high resolution images, simulators, etc.) that can be accessed through the QR Code - Quick Response Code and applied to printed material (OAM), we make learning more effective as these resources have increased student motivation. From the perspective of these points, combined with research in the field of Mobile Learning, the OAM was elaborated in the light of studies in the area of Cognitive Load Theory (SWELLER, 2003) and Multimedia Learning Theory (MAYER and MORENO, 2002). This Multimedia Learning Object was applied to Science Teaching (Physics) to students of Youth and Adult Education. The research was referenced through the Theory of Diffusion of Innovation (ROGERS, 2003). Through it, we verified an increase in the motivation of the students, in the use of OAM, to the point of generating a stimulus in the early study of the content worked in the classroom, class by the researcher, in addition to the significant increase achieved in Newtonian conceptions. We also found, among the students participating in the research, the limitations regarding the use of the material, such as lack of familiarity with technology and the organization of time, which is common when it comes to the reality of students of this type of education (SACCOL, 2011).
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11706
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, em 15/08/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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