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Título: Formação continuada de professores nas perspectivas das neurociências e da educação inclusiva.
Autor(es): Pessoa, Fernanda Fonseca Torres
Orientador(es): Cruz, Luciana Hoffert Castro
Palavras-chave: Professores - formação
Neurociências
Educação inclusiva
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Data do documento: 2019
Membros da banca: Sá, Marcos Augusto de
Zama, Uyrá dos Santos
Cruz, Luciana Hoffert Castro
Referência: PESSOA, Fernanda Fonseca Torres. Formação continuada de professores nas perspectivas das neurociências e da educação inclusiva. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: O atendimento educacional às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs), ganha cada vez mais destaque no cenário educacional e na legislação brasileira. A NEE mais comum encontrada nas salas de aula é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que se caracteriza pelo padrão persistente de hiperatividade, impulsividade e/ou desatenção. Embora a inclusão desses alunos seja assegurada na rede regular de ensino, sua prática é insatisfatória, principalmente pelo despreparo dos docentes. Nos últimos tempos, as neurociências se apresentam como uma importante aliada para a educação, já que o processo de ensino-aprendizagem envolve além do cognitivo, diversas emoções. Neste sentido, este estudo buscou verificar a importância da formação continuada dos professores, nas perspectivas das neurociências e da educação inclusiva, e sua contribuição para realidade vivenciada na sala de aula. Para isso promoveu um grupo focal com 15 professores dos anos finais do Ensino Fundamental, elaborando, a partir das discussões desse encontro, dois produtos educacionais: o Curso de Formação de Professores, transformado em vídeo-aula, e a cartilha sobre a contribuição das Neurociências para o processo inclusivo, instrumento para auxílio e atualização docente. Os participantes responderam ainda, a um questionário de satisfação, verificando a relevância da capacitação do professor, na perspectiva do docente. Os dados obtidos neste estudo demonstraram que a compreensão dos professores sobre os temas: educação inclusiva, TDAH e neurociências, melhoraram, significativamente, após a participação da formação continuada. Segundo avaliação dos próprios docentes, o conhecimento anteriormente insatisfatório ou pouco satisfatório transformou-se em satisfatório e muito satisfatório. Os produtos educacionais se destacaram como importantes ferramentas para os professores, melhorando não apenas o conhecimento docente como ainda promovendo uma reflexão desses profissionais quanto à necessidade de adoção de novas e diversificadas metodologias. Desse modo, há a promoção e favorecimento da aprendizagem a todos os alunos, independente se possuem ou não alguma NEEs, sendo este, um importante começo para a implantação do ensino inclusivo.
Resumo em outra língua: The educational services to people with Special Educational Needs (SEN), has gained increasing prominence in the educational setting and Brazilian law. SEN most common found in the classrooms is Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder (ADHD), which is characterized by persistent pattern of hyperactivity, impulsivity and / or inattention.Although the inclusion of these students is ensured in the regular school system, its practice is unsatisfactory, mainly due to lack of preparation of teachers. In recent times, the neurosciences are presented as an important ally for education, since the process of teaching and learning involves beyond the cognitive, different emotions. Thus, this study aimed to verify the importance of continuous training of teachers, the perspectives of neuroscience and inclusive education, and their contribution to the reality experienced in the classroom.For it held a focus group with 15 teachers of the final years of elementary school, working out, from the discussions of this meeting, two educational products: the Teacher Training Course, transformed into video lesson, and a primer on the contribution of Neuroscience for the inclusive process, instrument for aiding and updating teachers.Participants also responded to a satisfaction questionnaire, verifying the relevance of teacher training, from the perspective of the teacher. Data from this study demonstrated that the understanding of teachers on the topics: inclusive education, ADHD and neurosciences, improved significantly after participation in continuing education.According to the evaluation of the teachers themselves, previously unsatisfactory or less satisfactory knowledge has become satisfactory and very satisfactory. The educational products stood out as important tools for teachers, improving not only the teaching knowledge but also promoting a reflection of these professionals on the need to adopt new and different methodologies. Desse modo, there is the promotion and promotion of learning to all students, regardless of whether or not they have some NEEs, which is an important beginning for the implementation of inclusive education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11678
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora, em 17/07/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)



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