Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11664
Title: Do micondó ao mangue : desenterrar a dolorosa raiz de Conceição Lima.
Authors: Aleixo, Camila Dias de Souza Christo
metadata.dc.contributor.advisor: Amorim, Bernardo Nascimento de
Keywords: Poesia
Realidade na literatura
Conceição Lima
Issue Date: 2018
metadata.dc.contributor.referee: Galery, Maria Clara Versiani
Moreira, Wagner José
Amorim, Bernardo Nascimento de
Citation: ALEIXO, Camila Dias de Souza Christo. Do micondó ao mangue: desenterrar a dolorosa raiz de Conceição Lima. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Abstract: Esta pesquisa compartilha a leitura de alguns poemas encontrados na coletânea A dolorosa raiz do micondó (2006), de autoria da escritora e jornalista Conceição Lima, natural de São Tomé e Príncipe. Com o intuito de pluralizar tal leitura, tentou-se aproximar sua poesia e as reflexões suscitadas pelo testemunho na literatura de fatos históricos marcados pela catástrofe, em especial, mas não somente, os datados no decorrer do século XX. A poesia e sua linguagem funcionam, dentro dessa abordagem, como espaço generoso para a lida com o passado e suas dores. Dos 27 poemas da coletânea, alguns foram ofertados como testemunhos poéticos da escritora. Foram esses registros que tornaram possível a busca pela dolorosa raiz, as diferentes tentativas de trazê-la à superfície. Os caminhos percorridos durante a leitura expuseram de maneira crítica as realidades que Lima resgata para compor sua obra, como a do africano, como a do são-tomense, como sua própria, enquanto escritora e jornalista atenta ao seu tempo e às mazelas a ele pertinentes.
metadata.dc.description.abstracten: Esta investigación comparte la lectura de algunos de los poemas encontrados en la colección A dolorosa raiz do micondó (2006), de autoría de la escritora y periodista Conceição Lima, natural de São Tomé y Príncipe. A fin de pluralizar tal lectura, se intentó aproximar su poesía y las reflexiones suscitadas por el testimonio en la literatura de factos historicos marcados por la catástrofe, en especial, pero no solamente, los datados a lo largo del sigla XX. La poesia y su linguaje funcionan dentro de esa abordaje, como espacio generoso para lidar con el pasado y sus dolores. De los 27 poemas de la colección, algunos fueran ofrecidos como testimonios poéticos de la escritora. Fueron esos registros que tornaran possibles la búsqueda por la dolorosa raíz, los distintos intentos de traerla a la superficie. Los caminos recorridos durante la lectura expusieron de manera crítica las realidades que Lima rescata para componer su obra, como a del africano, como a del são-tomense, como su propia, mientras escritora y periodista atenta a su tiempo y las adversidades a él pertinente.
Description: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11664
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/05/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Appears in Collections:PPL - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_MicondóMangueDesenterrar.pdf865,66 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons