Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11564
Title: Práticas docentes criativas e histórias de formação : um estudo de caso.
Authors: Oliveira, Débora Pereira
Silva, Dener Luiz da
Cavalcante, Rita Laura Avelino
Keywords: Desenvolvimento
Criatividade
Formação de professores
Development
Creativity
Issue Date: 2015
Citation: OLIVEIRA, D. P.; SILVA, D. L. da.; CAVALCANTE, R. L. A. Práticas docentes criativas e histórias de formação: um estudo de caso. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 1, jan./abril. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v19n1/2175-3539-pee-19-01-00127.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Abstract: O presente estudo investiga o desenvolvimento criativo de uma professora cujas práticas foram consideradas estimuladoras da criatividade, segundo indicação de pares e alunos de uma escola pública de São João del Rei - MG. A pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, reúne reflexões sobre elementos identificados na atividade docente do sujeito e sua relação com experiências de formação pessoal, educacional e profissional no tocante a barreiras ao desenvolvimento criativo e a fatores que facilitam esse desenvolvimento. Entrevistas semiestruturadas e a aplicação do teste Pensando Criativamente com Figuras (Wechsler, 2004) revelaram traços criativos que encontram origem em arranjos particulares nos quais experiências tanto favoráveis quanto inibidoras do desenvolvimento da criatividade contribuíram para a construção de uma prática estimuladora, no caso do presente estudo. Os resultados apontam a pertinência de uma discussão acerca da inclusão de elementos da criatividade e subjetividade nos cursos de formação, com o propósito de estimular a motivação do aluno para a aprendizagem.
metadata.dc.description.abstracten: This study investigates the development of a creative teacher, whose practices were considered stimulating and creative according to the indication of coworkers and students from a public school in São João del Rei / MG. The research, featured as a case study brings together reflections on elements identified in the teaching activity of the subject and its relationship to personal training, educational and professional experience regarding barriers and facilitators to creative development. Semi structured interviews and application of Pensando Criativamente com Figuras (Wechsler, 2004) revealed inventive features which are particular arrangements of origin, in which both, favorable and inhibiting experiments towards the development of creativity contributed to the construction of a stimulating practice, in this subject case. The results show the relevance of a discussion about the inclusion of elements of creativity and subjectivity in training courses, with the purpose of stimulating and motivating student to learn.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11564
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0191812
ISSN: 1677-3098
metadata.dc.rights.license: O periódico Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional permite o arquivamento da versão/PDF do editor. Fonte: Sherpa Romeo <http://sherpa.mimas.ac.uk/romeo/search.php>. Acesso em: 16 abr. 2019.
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PráticasDocentesCriativas.pdf305,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.