Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11558
Título: A pesquisa colaborativa e suas contribuições para a formação dos futuros professores : o que dizem os graduandos.
Título(s) alternativo(s): The collaborative research and its contributions for the training of the future teachers : what the graduating class say.
Autor(es): Sampaio, Ana Maria Mendes
Jardilino, José Rubens Lima
Palavras-chave: Formação dos graduandos
PIBID
Graduation training
Data do documento: 2018
Referência: SAMPAIO, A. M. M.; JARDILINO, J. R. L. A pesquisa colaborativa e suas contribuições para a formação dos futuros professores: o que dizem os graduandos. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 186-201, jan./jun. 2018. Disponível em: <http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=cadernosdepos&page=article&op=view&path%5B%5D=8452>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: Este texto tem por objetivo discutir sobre as experiências formativas de graduandos na pesquisa colaborativa intitulada: “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Peda-gógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID.” As análises apresentadas são re-sultados de um levantamento realizado junto aos graduandos de Pedagogia, História e Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) por meio de um questionário aberto. A inte-ração dos diferentes aspectos abordados nas falas dos graduandos aponta para se pensar a for-mação discente interligada à profissão docente, por meio da pesquisa. Ou seja, é preciso levar em conta as situações concretas e os problemas enfrentados no interior da escola, além de perceber a prática dos professores supervisores do PIBID como campo importante de investi-gação.
Resumo em outra língua: This paper aims to discuss the formative experiences of undergraduates in the col-laborative research entitled: "Professional Development and Pedagogical Innovation: an ex-ploratory study on PIBID contributions." The analyzes presented are the results of a survey carried out with undergraduate students of Pedagogy, History and Letras of UFOP - Federal University of Ouro Preto by means of an open questionnaire. The interaction of the different aspects addressed in the speeches of the undergraduates points to thinking about the formation of the student linked to the teaching profession, through the research. In other words, it is necessary to take into account the concrete situations and problems faced within the school, in addition to perceiving the practice of the supervisors teachers of PIBID as an important field of investigation.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11558
DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8452
ISSN: 2525-3514
Licença: Os trabalhos publicados nos Cadernos de Pós-graduação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Cadernos de Pós-graduação <http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=cadernosdepos&page=about&op=submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 17 abr. 2019.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PesquisaColaborativaContribuiçõoes.pdf293,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.