Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11556
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorJardilino, José Rubens Lima-
dc.contributor.authorSampaio, Ana Maria Mendes-
dc.date.accessioned2019-06-17T15:39:52Z-
dc.date.available2019-06-17T15:39:52Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationJARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. M. Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente: relatos de professores da educação básica. Jornal de Políticas Educacionais, v. 12, n. 19, p. 1-18, out. 2018. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/59567/36621>. Acesso em: 19 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1981-1969-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11556-
dc.description.abstractEsse artigo discute as demandas de valorização dos professores da Educação Infantil e dos Anos Inicias do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de Mariana- MG. O trabalho apresentaos resultados de uma pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, quese utilizou da técnica de grupo focal, aplicação de questionários de caracterização e análise documental de políticas de formação e valorização docente, a partir dos planos PNE (Lei 13.005/2014) e PME (Lei nº 3.042/2015). A pesquisa apontou que as demandas de valorização dos professores se relacionam a lacunas inerentes ao plano de carreira, à avaliação de desempenho, às condições de trabalho, às remunerações e à valorização profissional docente do referido PME.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectValorização docentept_BR
dc.subjectPublic educational policiespt_BR
dc.subjectTeacher appreciationpt_BR
dc.titleDemandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.pt_BR
dc.title.alternativeDemands of valorization in the perspective of professional development teacher : reports of teachers of basic educationpt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados no Jornal de Políticas Educacionais são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Jornal de Políticas Educacionais <https://revistas.ufpr.br/jpe/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 16 abr 2019pt_BR
dc.description.abstractenThis article discusses the demands of Teacher Appreciation of Basic Education teachers (early childhood education and elementary education) of the Public School Network in the Municipality of Mariana, Minas Gerais, Brazil. The paper presents the results of a research developed in the Postgraduate Program of the Federal University of Ouro Preto.It is an exploratory study of a qualitative approach, using the focal group technique, questionnaires to characterize the subjects of the research, and documentary analysis on education policies for training and appreciation in the value of teachers, based on the PNE – (National Education Plan - Law 13.005 / 2014) and PME (Municipal Education Plan - Law no. 3.042 / 2015).The research pointed out that the demands of teachers' appreciation are related to the gaps inherent to the Professional Career Plan, performance evaluation, working conditions, remunerations and professional valuation of the PME.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59567pt_BR
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DemandasValorizaçãoPerspectiva.pdf827,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.