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Título: Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente : relatos de professores da educação básica.
Título(s) alternativo(s): Demands of valorization in the perspective of professional development teacher : reports of teachers of basic education
Autor(es): Jardilino, José Rubens Lima
Sampaio, Ana Maria Mendes
Palavras-chave: Políticas públicas educacionais
Valorização docente
Public educational policies
Teacher appreciation
Data do documento: 2018
Referência: JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. M. Demandas devalorização na perspectiva do desenvolvimento profissional docente: relatos de professores da educação básica. Jornal de Políticas Educacionais, v. 12, n. 19, p. 1-18, out. 2018. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/59567/36621>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: Esse artigo discute as demandas de valorização dos professores da Educação Infantil e dos Anos Inicias do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de Mariana- MG. O trabalho apresentaos resultados de uma pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, quese utilizou da técnica de grupo focal, aplicação de questionários de caracterização e análise documental de políticas de formação e valorização docente, a partir dos planos PNE (Lei 13.005/2014) e PME (Lei nº 3.042/2015). A pesquisa apontou que as demandas de valorização dos professores se relacionam a lacunas inerentes ao plano de carreira, à avaliação de desempenho, às condições de trabalho, às remunerações e à valorização profissional docente do referido PME.
Resumo em outra língua: This article discusses the demands of Teacher Appreciation of Basic Education teachers (early childhood education and elementary education) of the Public School Network in the Municipality of Mariana, Minas Gerais, Brazil. The paper presents the results of a research developed in the Postgraduate Program of the Federal University of Ouro Preto.It is an exploratory study of a qualitative approach, using the focal group technique, questionnaires to characterize the subjects of the research, and documentary analysis on education policies for training and appreciation in the value of teachers, based on the PNE – (National Education Plan - Law 13.005 / 2014) and PME (Municipal Education Plan - Law no. 3.042 / 2015).The research pointed out that the demands of teachers' appreciation are related to the gaps inherent to the Professional Career Plan, performance evaluation, working conditions, remunerations and professional valuation of the PME.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11556
DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59567
ISSN: 1981-1969
Licença: Os trabalhos publicados no Jornal de Políticas Educacionais são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Jornal de Políticas Educacionais <https://revistas.ufpr.br/jpe/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 16 abr 2019
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