Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11549
Título: Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.
Autor(es): Nunes, Célia Maria Fernandes
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Perucci, Leidelaine Sergio
Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
Palavras-chave: Formação docente
Formação continuada
Programas de formação
Teacher training
Continuing education
Data do documento: 2018
Referência: NUNES, C. M. F. et al. Docência universitária: um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5613>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em identificar e analisar os programas institucionais de formação continuada para os professores universitários nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras (federais e estaduais). Propomos a identificação e análise desses programas por meio de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir da consulta nas páginas eletrônicas das instituições. Os resultados nos permitem afirmar que a docência universitária na perspectiva de programas institucionais é bem recente e os investimentos, ainda, são poucos. Muitas instituições não possuem um programa específico, porém promovem ações formativas tais como seminários, encontros, palestras etc. Percebemos que a docência universitária desenvolvida nas IES possui diversos enfoques que podem servir de subsídios para se pensar a construção de políticas de formação continuada para professores que atuam com esse segmento de ensino assim como orientar o desenvolvimento de novos estudos e discussões sobre a temática no meio acadêmico.
Resumo em outra língua: This article presents the results of a research whose objective was to identify and analyze institutional programs of continuing education for university professors in Brazilian public higher education institutions (federal and state). We propose the identification and analysis of these programs by means of qualitative research, of the descriptive type. Data were collected from the consultation on the institutions’ electronic pages. The results allow us to affirm that university teaching in the perspective of institutional programs is very recent and investments are still few. Many institutions do not have a specific program, but they promote training activities such as seminars, meetings, lectures, etc. We realize that university teaching developed in universities has several approaches that can serve as subsidies to think about the construction of policies of continuing education for teachers working in this segment of education as well as guide the development of new studies and discussions on the subject in the environment academic.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11549
DOI: http://dx.doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5613
ISSN: 2525-703X
Licença: A Revista de Estudos Aplicados em Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim. <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1743>. Acesso em: 16 abr 2019.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DocênciaUniversitáriaBalanço.pdf316,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.