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dc.contributor.authorMendes, Soélis Teixeira do Prado-
dc.contributor.authorAlvim, Luana Veloso Tolentino-
dc.date.accessioned2019-06-17T14:34:51Z-
dc.date.available2019-06-17T14:34:51Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMENDES, S. T. do P.; ALVIM, L. V. T. O tratamento dado à variação linguística nas aulas de língua materna em escolas de Mariana/MG. Caletroscópio, v. 6, n. especial, p. 101-112, 2018. Disponível em: <http://www.caletroscopio.ufop.br/index.php/caletroscopio/article/view/415>. Acesso em: 19 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4574-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11548-
dc.description.abstractO presente artigo pretende expor os resultados parciais da pesquisa vinculada ao projeto Ensino de Língua Portuguesa: estudo das práticas discursivas na educação básica das escolas de Mariana, Ouro Preto e seus distritos, bem como analisar o tratamento dado à variação linguística em aulas de língua materna no ensino básico. A análise se fundamenta, principalmente, no que dizem os documentos oficiais e em aportes teórico-metodológicos relacionados à pedagogia da variação linguística. Os resultados apresentados referem-se à observação realizada em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola privada, e mostraram que o material estudado não aborda a variação linguística em qualquer nível, seja semântico, lexical, fonológico ou morfossintático, apresentando algumas limitações.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectDocumentos oficiaispt_BR
dc.titleO tratamento dado à variação linguística nas aulas de língua materna em escolas de Mariana/MG.pt_BR
dc.title.alternativeTreatment given to linguistic variation in mother language classes in schools in Mariana/MG.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Caletroscópio estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Caletroscópio <http://www.ichs2.ufop.br/caletroscopio/revista/index.php/caletroscopio>. Acesso em: 09 fev. 2017.pt_BR
dc.description.abstractenThis article aims at showing the partial results of a research conducted under the Project Portuguese language teaching: study of the discursive acts on elementary schools in Mariana, Ouro Preto and neighborhood, as well as analyzing the treatment given to linguistic variation in mother language classes in elementary classes. The analysis is mainly based on what official documents say and in theoretical-methodological literature pertaining to the pedagogy of linguistic variation. The results presented refer to the observation of a high school second grade class in a private school and show that the material used does not deal with linguistic variation on any level, be it semantic, lexical, phonologic or in morph syntax, thus presenting some limitations.pt_BR
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