Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11545
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorLages, Rita Cristina Lima-
dc.date.accessioned2019-06-13T16:06:54Z-
dc.date.available2019-06-13T16:06:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLAGES, R. C. L. O ensino de francês em Minas Gerais no século XIX: percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar. Revista de Estudos de Cultura, n. 8, p. 21-32, maio/ago. 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revec/article/view/7238>. Acesso em: 16 jan. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2446-7189-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11545-
dc.description.abstractO objetivo com este trabalho é apresentar o percurso da operação historiográfica empreendida para produzir a história do ensino da língua francesa em Minas Gerais no século XIX, baseando-se, para isso, nos pressupostos de Michel de Certeau (2006). Nesse sentido, procura-se destacar o processo de configuração do objeto de pesquisa a partir da seleção de documentos, das combinações feitas, da construção dos mapas mentais, que se tornaram viáveis por meio de leituras prévias das teorias do campo. E, naturalmente, como esse processo culminou na produção da narrativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectLíngua francesapt_BR
dc.subjectFrench languagept_BR
dc.titleO ensino de francês em Minas Gerais no século XIX : percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar.pt_BR
dc.title.alternativerench teaching in Minas Gerais in the XIX century : the trajectory of a historiographical operation or ways of making up the history of a school subject.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Revista de Estudos de Cultura estão sob licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0) que permite cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato e adaptação. Fonte: Revista de Estudos de Cultura <https://seer.ufs.br/index.php/revec/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 22 mar. 2018.pt_BR
dc.description.abstractenThis study aims at presenting the trajectory of a historiographical movement, undertaken to create the history of French language teaching in Minas Gerais in the 19th century, taking as a reference the presumptions of Michel Certeau (2006). Thus, it is an attempt to shed light on the configuration of the research process, taking as a starting point the document selection, the combinations which were made, the construction of mental mind maps, that have been made possible through the previous reading of field theories. And, obviously, how such a process allowed for the construction of the narrative.pt_BR
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinoFrancêsMinas.pdf178,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.