Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11543
Title: Relato, literário e antiliterário nas escritas íntimas de Carolina Maria de Jesus e de Ana Cristina Cesar.
Authors: Gama, Monica Fernanda Rodrigues
Oliveira, Priscila Pesce Lopes de
Keywords: Diário
Cotidiano
Lirismo
Issue Date: 2018
Citation: GAMA, M. F. R.; OLIVEIRA, P. P. L. de. Relato, literário e antiliterário nas escritas íntimas de Carolina Maria de Jesus e de Ana Cristina Cesar. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 19, n. 33, p. 90-112, jan./jul. 2018. Disponível em: <https://seer.cesjf.br/index.php/verboDeMinas/article/view/1372>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Abstract: O presente artigo discute a escritura e sua relação com o real a partir da notação sobre o cotidiano em Carolina Maria de Jesus e Ana Cristina Cesar. As relações entre a escrita diarística e a literária travadas nos textos das autoras são tomadas como ponto de partida, considerando as diferenças entre suas condições e projetos de escrita. Propõe, em seguida, que Carolina interpela pela linguagem os marcadores sociais que, se a constituem, a partir desse gesto autoral não mais a definem ou confinam; assim, a notação do real e a vontade do literário configuram a trama de um lugar de fala calcado num irresolúvel que é uma das marcas da literatura. Tece reflexão acerca das relações entre o diário, o relato e o literário na poética de Ana C., em que os elementos da fórmula diarística são deslocados de modo que o gênero textual seja reconhecível, porém não funcional, obrando igualmente a indecidibilidade. Procura demonstrar que o cotidiano inscreve, nos textos das duas autoras, elementos para que ali passem a participar da dinâmica propriamente escritural: a desestabilização. Esta atinge o eu, fraturado em Ana C. pelo desmonte da intimidade efetuado por procedimentos que jogam o biográfico simultaneamente como oferta e recusa e em Carolina pelo entrecruzar de vetores identitários que ela maneja em autoria de si própria. Atinge também o hiato entre escritos referenciais e artísticos com o qual se preocupam, de modos distintos, Barthes e Blanchot, apostando nesse intervalo como transitável pelo lirismo.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11543
ISSN: 1984-6959
metadata.dc.rights.license: A Revista Verbo de Minas permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/911>. Acesso em: 16 abr 2019.
Appears in Collections:DELET - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_RelatoLiterárioAntiliterário.pdf582,44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.