Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11518
Título: Uma adaptação da Cifra de Hill para estudo de matrizes.
Autor(es): Oliveira, Edney Augusto Jesus de
Brandão, Mariana Martins Durães
Palavras-chave: Criptografia
Aritmética modular
Data do documento: 2018
Referência: OLIVEIRA, E. A. J. de; BRANDÃO, M. M. D. Uma adaptação da Cifra de Hill para estudo de matrizes. RMAT - Revista de Matemática, v. 1, p. 78-94, 2018. Disponível em: <https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/rmat/article/view/1299>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: Neste artigo serão apresentados alguns dos principais resultados matemáticos a respeito de Aritmética Modular, dando ênfase às relações de equivalência e classes residuais, além de alguns fatos sobre matrizes em Zp. Tais temas são abordados com o intuito de fundamentar os processos matemáticos aplicados para funcionamento da Cifra de Hill, que é um modelo de criptografia utilizado como inspiração para o desenvolvimento de uma atividade voltada para turmas de Ensino Médio.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11518
ISSN: 2237-8103
Licença: Os trabalhos publicados pela RMAT - Revista de Matemática estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: RMAT - Revista de Matemática <http://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/rmat/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.
Aparece nas coleções:DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AdaptaçãoCifraHill.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.