Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11490
Título: A noção de gênero na Clínica da Atividade de Yves Clot e seu aspecto não-representacional.
Título(s) alternativo(s): The notion of gender in the Clinic of the Activity of Yves Clot and its non-representational aspect.
Autor(es): Bouyer, Gilbert Cardoso
Palavras-chave: Mental representation
Representação mental
Data do documento: 2018
Referência: BOUYER, Gilbert Cardoso. A noção de gênero na Clínica da Atividade de Yves Clot e seu aspecto não-representacional. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 277-289, 2018. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1470>. Acesso em: 19 fev. 2019.
Resumo: Este artigo faz uma revisão do conceito de gênero da Clínica da Atividade de Yves Clot. O objetivo é demonstrar que a noção de gênero é incompatível com a ideia de representação mental do cognitivismo. Os operadores não agem com base em representação mental, mas sim com base no conjunto de regras e normas tácitas do gênero. Eles não representam um mundo exterior objetivo como se a mente o espelhasse. Na verdade, eles sentem, percebem e agem de acordo com o seu gênero, que funciona como um guia para a ação eficaz sem a necessidade de uma representação mental. A mente não realiza um processamento de símbolos como um computador, mas funciona amparada pelo gênero enquanto uma categoria social e histórica que apoia a ação individual dentro de um coletivo.
Resumo em outra língua: This article reviews the gender concept of Yves Clot's Activity Clinic. The goal is to demonstrate that the notion of gender is incompatible with the idea of mental representation of cognitivism. Operators do not act on the basis of mental representation but rather on the basis of the set of rules and tacit norms of the genre. They do not represent an objective outer world as if the mind would mirror it. In fact, they feel, perceive and act according to their genre, which acts as a guide to effective action without the need for mental representation. The mind does not perform a symbol processing as a computer, but it works supported by the genre as a social and historical category that supports individual action within a collective.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11490
ISSN: 1806-5821
Licença: O periódico Ciências & Cognição permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/158>. Acesso em: 09 mar. 2020.
Aparece nas coleções:DEENP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_NoçãoGêneroClínica.pdf334,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.