Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11442
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.contributor.authorRaimundi, Marcos Paulo Vieira-
dc.date.accessioned2019-06-05T18:04:53Z-
dc.date.available2019-06-05T18:04:53Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationROSA, M.; RAIMUNDI, M. P. V. Uma abordagem etnomatemática para o Currículo Trivium. Revemop, Ouro Preto, MG, v. 1, n. 1, p. 62-84, Jan./Abr. 2019. Disponível em: <https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/revemop/article/view/1734/1458>. Acesso em: 19 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2596-0245-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11442-
dc.description.abstractUm dos principais objetivos da Educação Matemática é buscar o desenvolvimento de um processo educacional que possibilite a aquisição e a utilização, pelos alunos, de instrumentos comunicativos, analíticos e materiais essenciais para o pleno exercício dos direitos e deveres intrínsecos à cidadania. Este artigo teórico visa ressaltar que esses instrumentos estão relacionados com a proposição do Currículo Trivium para a Matemática, no qual são considerados três componentes: a) a literacia, que está relacionada com a funcionalidade dos indivíduos na sociedade; b) a materacia, que está relacionada com o entendimento de situações inovadoras desenvolvidas por indivíduos criativos; e c) a tecnoracia, que está relacionada com a utilização astuta dos materiais disponíveis em contextos culturais diversospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectLiteraciapt_BR
dc.subjectMateraciapt_BR
dc.subjectTecnoraciapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleUma abordagem etnomatemática para o Currículo Trivium.pt_BR
dc.title.alternativeAn ethnomathematical approach to the Trivium Curriculum.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados no periódico Revemop estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. Fonte: Revemop <https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/revemop/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenOne of the main objectives of Mathematics Education is to seek the development of an educational process that enables students to acquire and use communicative, analytical, and material instruments which are essential for the exercise of rights and duties intrinsic to citizenship. This theoretical article aims to emphasize that these instruments are related to the proposition of the Trivium Curriculum for Mathematics, in which three components are considered: a) literacy, which is related to the functionality of individuals in society; b) matheracy, which is related to the understanding of innovative situations developed by creative individuals; and c) technoracy, which is related to the astute use of materials available in diverse cultural contexts.pt_BR
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AbordagemEtnomatemáticaCurrículo.pdf288,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.