Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11440
Title: Dispositivos móveis como instrumentos mediáticos para o ensino e aprendizagem em matemática na aprendizagem móvel.
Authors: Ladeira, Vanessa Pinheiro
Rosa, Milton
Keywords: Aprendizagem móvel
Interatividade
Ubiquidade
Issue Date: 2018
Citation: LADEIRA, V. P.; ROSA, M. Dispositivos móveis como instrumentos mediáticos para o ensino e aprendizagem em matemática na aprendizagem móvel. Revista Interdisciplina Sulear, v. 1, n. 3, p. 96-121, 2018. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/Sulear/article/view/3372>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Abstract: Neste artigo, os autores apresentam a teoria que emergiu dos dados obtidos no estudo O Ensino do Conceito de Funções em um Ambiente Tecnológico: uma investigação qualitativa baseada na teoria fundamentada sobre a utilização de dispositivos móveis em sala de aula como instrumentos mediáticos da aprendizagem. Durante a condução deste estudo, os dados coletados foram analisados e interpretados com a utilização dos pressupostos da Teoria Fundamentada, que é uma metodologia analítica que visou a elaboração desta teoria que emergiu da categoria central que foi identificada por meio das codificações aberta, axial e seletiva. Os resultados mostram que os participantes deste estudo trabalharam de maneira colaborativa e interativa para a realização das atividades propostas por meio da utilização dos dispositivos móveis como parceiros intelectuais no processo de aquisição do conhecimento matemático. Esses dispositivos auxiliaram os participantes a relacionarem as atividades realizadas no cotidiano com os conteúdos matemáticos estudados em sala de aula.
metadata.dc.description.abstracten: In this article, the authors present the theory that emerged from the data obtained in the study The Function Concept of Education in a Technological Environment: A qualitative research based on the theory based on the use of mobile devices in the classroom as media instruments of learning. During the conduct of this study, data were analyzed and interpreted using the assumptions of Grounded Theory, which is an analytical methodology aimed at the development of this theory that emerged from the central category that has been identified through the open coding, axial and selective. The results show that the study participants worked collaboratively and interactively to carry out the proposed activities through the use of mobile devices such as intellectual partners in the acquisition of mathematical knowledge process. These devices helped participants to relate the activities performed in daily life with the mathematical content studied in class.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11440
metadata.dc.identifier.uri2: http://revista.uemg.br/index.php/Sulear/article/view/3372
ISSN: 2595-8569
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_DispositivosMóveisInstrumentos.pdf312,46 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.