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Title: O saneamento básico como tema para o ensino de ciências : uma proposta de uma oficina de vídeos produzidos por alunos do ensino fundamental.
Authors: Paixão, Marielze Pinto da
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima
Keywords: Saneamento básico
Vídeos experimentais
Direitos humanos
Teoria Ator-Rede
Issue Date: 2019
metadata.dc.contributor.referee: Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de
Pagliarini, Cassiano Rezende
Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Citation: PAIXÃO. Marielze Pinto da. O saneamento básico como tema para o ensino de ciências : uma proposta de uma oficina de vídeos produzidos por alunos do ensino fundamental. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo principal observar e analisar como ocorrem os processos de translação nas aulas de Ciências/Biologia, quando são utilizados vídeos e fotos e a produção de vídeos sobre o saneamento básico e a extração de pedra sabão em Cachoeira do Brumado. Essa pesquisa é embasada nos referenciais teóricos-analíticos de Bruno Latour sobre a Teoria Ator-Rede (ANT). Fundamentada no princípio da simetria generalizada, assumimos que não há distinção entre humanos e não-humanos, e nesta pesquisa damos ênfase aos vídeos e fotos, sendo estes elementos constantemente ligados a uma rede sociomaterial que descrevemos e analisamos. Trabalhamos a partir de uma sociologia que prioriza as associações e procuramos entender a aprendizagem como efeitos das redes entre os mais diferentes actantes, ou mediadores. Nessa pesquisa de mestrado em ensino de ciências desenvolvemos como produto educacional: uma oficina sobre a produção de vídeos com os alunos tendo-se como tema o saneamento básico no contexto de Cachoeira do Brumado. A partir dessa intervenção realizamos uma análise do processo de ensino/ aprendizagem de alunos do nono ano do ensino fundamental. A partir disso, explicitamos nossos resultados em que enfatizamos os momentos de translações e as estratégias de interesses, utilizadas durante as mobilizações que ocorreram durante a oficina. Certificamos que a oficina com vídeos e fotos contribuiu para com o ensino/aprendizado dos alunos, a partir dos diversos fluxos, circulações e ações descritas ao longo dessa pesquisa. Salientamos ainda, que a partir dos resultados, refletimos como as controvérsias foram mobilizadas por meio dos vídeos sobre o saneamento básico e das fotos de extração de pedra sabão, na oficina pedagógica que enfatizou este “tema”. Acreditamos que a oficina de vídeo se constitui em um produto educacional a ser desenvolvido nas escolas, explorando dessa forma temas controversos e polêmicos, desenvolvendo nos alunos aspectos relevantes para uma educação cidadã mais responsável.
metadata.dc.description.abstracten: The present research has the main objective of observe and analyze how the processes of translation occur in the classes of Sciences/Biology, when videos and photos are used and when the production of videos about basic sanitation and the extraction of soapstone in Cachoeira do Brumado were employed. This research is based on the theoretical-analytical references of Bruno Latour on the Actor-Network Theory (ANT). Based on the principle of generalized symmetry, we have assumed that there is no distinction between humans and nonhumans objects, and in this research, we have emphasized videos and photos, these elements being constantly linked to a sociomaterial network that we describe and analyze. We have worked from a sociology that prioritizes associations and tried to understand the learning as effects of networks among the most different actants, or mediators. In this master's research in science education we have developed as an educational product: a workshop about the video production with the students and taking the basic sanitation in the context of Cachoeira do Brumado as a theme. From this intervention, we carried out an analysis of the teaching/learning process of students from the ninth grade of elementary school. In our results we emphasize the moments of translations and the strategies of interests used during the mobilizations that occurred during the workshop. We have certified that the workshop with videos and photos contributed to the teaching/learning processes of the students, from the various flows, circulations and actions described throughout this research. We also point out that, from the results, we have reflected how the controversies were mobilized through videos about basic sanitation and photos of soapstone extraction in the pedagogical workshop that emphasized this "theme". We believe that the video workshop is an educational product to be developed in schools, thus exploring controversial themes and developing aspects relevant to a more responsible citizen education in students.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11405
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora, em 28/05/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:MPEC - Mestrado (Dissertações)

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