Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11402
Título: Pavimentações do plano : um estudo com professores de matemática e arte.
Autor(es): Santos, Marli Regina dos
Palavras-chave: Geometria
Fenomenologia
Data do documento: 2018
Referência: SANTOS, M. R. dos. Pavimentações do plano : um estudo com professores de matemática e arte. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 9, n. 3, p. 1197-1198, nov./dez. 2018. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/3375/2410>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: Nesta pesquisa, investigamos “Quais significados os professores de Matemática e de Arte atribuem ao trabalho com pavimentações do plano, envolvendo material manipulativo, em situação de ensino e aprendizagem de geometria?”, em um curso de geometria. As atividades desenvolvidas nos encontros realizados com os professores-alunos de Matemática e Arte tiveram como pano de fundo o tema pavimentações do plano e estavam associadas a materiais didáticos manipuláveis. Foi apresentado um estudo referente aos conceitos e propriedades geométricas concernentes: às pavimentações uniformes, à visualização em caleidoscópios, aos tetraminós e às pavimentações de Penrose. Os encontros foram filmados, transcritos e analisados sob a perspectiva da análise fenomenológica. As análises e interpretações efetuadas permitiram identificar cenas que se mostraram significativas, as quais, mediante desdobramentos dos estudos interpretativos e efetuando as reduções sucessivas, levaram-nos a três categorias abertas: a primeira, construindo interdisciplinaridade – aproximações e afastamentos, aborda os significados que surgiram nesse contexto multidisciplinar, e que avançam em direção à interdisciplinaridade, revelando disposições para as trocas possíveis. A segunda, a prática pedagógica dos professores-alunos, enfoca os significados que explicitam a presença de educadores que trazem consigo suas vivências da prática docente, a percepção que têm de seus alunos e suas expectativas em relação aos encontros. Por fim, construção de conhecimento trata das construções, desconstruções e reconstruções que ocorrem no ambiente dos encontros, em meio a uma atitude empática, evidenciando os humores e disposições dos professores-alunos para ampliarem seus horizontes de possibilidades. A análise dessas categorias permitiu a elaboração de uma síntese, na qual apresentamos considerações quanto ao uso de materiais manipuláveis, à prática docente e à interdisciplinaridade da Educação Matemática.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11402
ISSN: 2236-3165
Licença: Os trabalhos publicados pela Revista Eventos Pedagógicos estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Eventos Pedagógicos <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2019.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PavimentaçõesPlanoEstudo.pdf292,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.