Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11386
Title: PIBID : um estudo sobre suas contribuições para o processo formativo de alunos de Licenciatura em Matemática da PUC-SP.
Authors: Tinti, Douglas da Silva
Keywords: Iniciação à docência
Aprendizagem da docência
Políticas públicas
Issue Date: 2018
Citation: TINTI, D. da S. PIBID : um estudo sobre suas contribuições para o processo formativo de alunos de Licenciatura em Matemática da PUC-SP. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 9, n. 3, p. 1190-1191, nov./dez. 2018. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/3346/2407>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Abstract: Este estudo teve por objetivo investigar, a partir das percepções de três alunos do curso de Licenciatura em Matemática acerca das contribuições da fase inicial do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para o processo formativo dos envolvidos. Os sujeitos da pesquisa eram bolsistas do programa e vinculados ao subprojeto intitulado PIBID Exatas – PUC/SP. Para a coleta de dados foi considerada como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, visto que possibilitaria o levantamento destas percepções. Desse modo, o estudo baseia-se numa análise qualitativa e interpretativa das percepções que os sujeitos manifestaram em relação às ações desenvolvidas. O processo de análise respaldou-se nas discussões teóricas acerca do processo de Aprendizagem da Docência em que se evidencia a Iniciação à Docência como parte integrante deste processo. Por entendermos que o PIBID foi se constituindo em uma Política Pública, proposta pelo Governo Federal e destinada à Formação apresentando esta e outras ações que se voltam para esta finalidade. Foi realizado, também, um levantamento bibliográfico, considerando dois grandes congressos da área de Educação Matemática, buscando levantar quais as contribuições que o PIBID tem propiciado para a formação dos futuros professores de Matemática. Deste levantamento, emergiram sete contribuições que foram consideradas, neste estudo, como as categorias que direcionaram a análise das entrevistas. (i) Conhecer a realidade escolar: estrutura, funcionamento e dinâmica; (ii) trabalho colaborativo e vivência interdisciplinar; (iii) Parceria Universidade – Escola; (iv) Formação Inicial com vistas a minimizar o “choque com a realidade”; (v) Atratividade da carreira docente; (vi) Recursos Metodológicos no Ensino da Matemática e (vii) Incentivo e Inserção no universo da pesquisa científica. De posse da análise constatou-se, dentre outras coisas, que as ações iniciais contribuíram para a superação de pré-conceitos negativos em relação ao sistema público de ensino e que esta vivência colaborou para a minimização do choque com a realidade vivenciado nos primeiros anos da atuação profissional.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11386
ISSN: 2236-3165
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados pela Revista Eventos Pedagógicos estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Eventos Pedagógicos <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2019.
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PIBIDEstudoContribuições.pdf286,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.