Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11385
Title: O estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores no quadro da expansão da educação superior no Brasil.
Other Titles: The state of knowledge of research on teacher education in the framework of the expansion of higher education in Brazil.
Authors: Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
Tinti, Douglas da Silva
Keywords: Políticas e programas institucionais
Institutional policies and programs
Issue Date: 2018
Citation: NAKAYAMA, B. C. M. S.; TINTI, D. da S. O estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores no quadro da expansão da educação superior no Brasil. EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 47, p. 253-272, set./dez. 2018. Disponível em: <http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=8057>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Abstract: O texto tem como objetivo apresentar o estado do conhecimento das pesquisas brasileiras sobre projetos e programas desenvovidos no contexto das políticas públicas de expansão da Educação Superior e que tratam especificamente da formação de professores. Foram consideradas as produções acadêmicas brasileiras cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses identificadas a partir dos descritores ‘expansão da educação superior’ e ‘formação de professores’, vinculados a todos os campos de busca dos trabalhos. Foram encontrados e analisados 15 estudos e, após leitura dos textos na íntegra, o corpus analítico considerou informações sobre o contexto em que as pesquisas foram desenvolvidas, seus objetivos, referenciais teóricos, metodologias e principais resultados apresentados pelo pesquisador. Os dados foram sistematizados em quadros-síntese na perspectiva de identificar tendências teórico-metodológicas, locus de produção e objetos de estudo na interface com os resultados apresentados. Os resultados deste trabalho indicam uma concentração de produção nas universidades públicas, apontam uma pluralidade de aportes teóricos utilizados e uma ênfase na utilização de metodologias de análise documental e estudos de caso.
metadata.dc.description.abstracten: The text aims to present the state of knowledge of the Brazilian researches that deal with projects and programs developed in the context of the public policies of expansion of Higher Education and that specifically deal with teacher education. We considered the Brazilian academic productions registered in the Brazilian Digital Library of Dissertations and Theses identified from the descriptions ‘expansion of higher education’ and ‘training of teachers’ linked to all fields of search of the works. Fifteen studies were found and analyzed, and after reading the texts in full, the analytical corpus considered information about the context in which the research was developed, its objectives, theoretical references, methodologies and main results presented by the researcher. The data were systematized in synthesis tables in order to identify theoretical and methodological trends, production locus and objects of study in the interface with the presented results. The results of this work indicate a concentration of production in public universities, point out a plurality of theoretical inputs used and an emphasis on the use of documental analysis methodologies and case studies.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11385
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5585/eccos.n46.8057
ISSN: 1983-9278
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na EccoS estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: EccoS – Revista Científica <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos>. Acesso em: 12 mar. 2015.
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EstadoConhecimentoPesquisa.pdf965,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.