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dc.contributor.authorCortes, Diego Pereira de Oliveira-
dc.contributor.authorOrey, Daniel Clark-
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.date.accessioned2019-06-03T15:15:16Z-
dc.date.available2019-06-03T15:15:16Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCORTES, D. P. de O.; OREY, D. C.; ROSA, M. Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 11, n. 1, p. 13-35, 2018. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/493>. Acesso em: 19 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2011-5474-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11383-
dc.description.abstractEssa pesquisa sobre etnomodelagem foi conduzida em uma escola pública estadual e em uma feira livre situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. O principal objetivo desse estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação do conceito de função de 38 alunos do segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. O objetivo específico foi compreender a importância das concepções culturais para a elaboração de etnomodelos extraídos das práticas matemáticas desenvolvidas pelo feirante para a sua utilização em salas de aula. Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários (inicial e final), uma entrevista semiestruturada com o feirante, um seminário com os alunos e o feirante e o diário de campo do professor-pesquisador. Os dados coletados, quantitativos e qualitativos, foram analisados simultaneamente com a utilização da Metodologia do Estudo Misto por meio do design QUAN + QUAL. Após essa análise, houve a quantificação dos dados qualitativos que possibilitou a interpretação dos resultados por meio da elaboração de três categorias e 11 subcategorias que permitiram que a questão de investigação fosse respondida. O principal resultado desse estudo mostra que a etnomodelagem propiciou uma abordagem integradora do currículo matemático escolar ao considerar ambos os conhecimentos matemáticos êmico do feirante e ético dos alunos para uma compreensão holística (dialógica) das práticas matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos que compõem a população discente escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAbordagem éticapt_BR
dc.subjectAbordagem êmicapt_BR
dc.subjectAbordagem dialógicapt_BR
dc.subjectRe-significação de funçõespt_BR
dc.subjectEtic approachpt_BR
dc.titleConsolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem.pt_BR
dc.title.alternativeConsolidating the sociocultural perspective of mathematical modelling through ethnomodelling.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseTodos los contenidos de la Revista Latinoamericana de Etnomatemática se publican bajo la licencia de la Red Latinoamericana de Etnomatemática y el Departamento de Matemáticas y Estadística de la Universidad de Nariño y pueden ser usados gratuitamente para fines no comerciales, dando los créditos a los autores y a la Revista, como lo establece esta licencia. Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatemática <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 jan. 2017.pt_BR
dc.description.abstractenThis research on ethnomodeling was conducted in a state public school and a local farmers market located in the metropolitan area of Belo Horizonte, Minas Gerais. The main objective of this study was to identify how the dialogic approach of ethnomodeling could contribute to the process of re-signification of function concepts learned by 38 students in the second year of high school during their interaction with a local farmer and his labor practices. The specific objective was to understand the importance of cultural conceptions and elaboration of ethnomodels extracted from the mathematical practices developed by the farmer for use in classrooms. For the data collection, three blocks of activities were used: two questionnaires (initial and final), a semistructured interview with the farmer, a seminar with students and the farmer, and the fieldnotes of the teacher-researcher. The collected data, both of a quantitative and qualitative nature, were analyzed simultaneously with the use of the Mixed Method Study through a QUAN + QUAL design. After this analysis, the qualitative data were quantified, which enabled the interpretation of the results through the elaboration of three categories and 11 subcategories that allowed the researcher question to be answered. The main result of this study shows that ethnomodeling can provide an integrative approach to school mathematics curriculum and instruction by considering both the emic and etic forms of student mathematical knowledge. As well the data conforms that it is possible to create a holistic (dialogic) understanding of mathematical practices developed by members of distinct cultural groups that compose the student school population and community.pt_BR
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