Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11377
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.contributor.authorOrey, Daniel Clark-
dc.date.accessioned2019-06-03T14:48:26Z-
dc.date.available2019-06-03T14:48:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationROSA, M.; OREY, D. C. Estado da arte da produção científica dos congressos brasileiros em etnomatemática. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 25, n. 3, p. 543-564, set./dez. 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/45947>. Acesso em: 19 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1983-1730-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11377-
dc.description.abstractO principal objetivo desse artigo teórico é identificar por meio da análise dos trabalhos publicados nos anais dos cinco Congressos Brasileiros de Etnomatemática (CBEm), quais as dimensões desse Programa foram utilizadas na condução de investigações nesse campo de pesquisa. Nesse estudo do tipo estado da arte, foram analisados 463 resumos de trabalhos publicados nos anais dessas edições dos CBEm. Uma pluralidade de concepções teóricas, metodológicas e pedagógicas refletiu-se nas seis dimensões do Programa Etnomatemática, que foram utilizadas para o desenvolvimento desse estado da arte. Concluímos que a Etnomatemática assume um compromisso importante nas questões do ensino e aprendizagem em matemática, bem como as dimensões que emergiram nos trabalhos analisados sugerem caminhos promissores para uma inserção da perspectiva desse Programa na Educação Matemática, principalmente, com relação à sua ação pedagógica no currículo matemático por meio de sua dimensão educacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectSeis dimensõespt_BR
dc.subjectSix dimensionspt_BR
dc.titleEstado da arte da produção científica dos congressos brasileiros em etnomatemática.pt_BR
dc.title.alternativeThe state of the art of scientific production shared in brazilian ethnomathematics congresses.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Ensino em Re-Vista permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/677>. Acesso em: 08 nov. 2016.pt_BR
dc.description.abstractenThe main objective of this theoretical article is to identify through analysis of the annals of five Brazilian National Ethnomathematics Congresses (CBEm). The dimensions of the Ethnomathematics Program were investigated in this research field. This study deals with the state of the art research type in which 463 abstracts of papers presented in the annals of the editions of CBEm. The plurality of the theoretical, methodological, and pedagogical concepts was reflected in six dimensions of the Ethnomathematics Program that were used in the development of this state of art. We conclude that ethnomathematics continues to assume an important commitment to questions of teaching and learning mathematics. As well, the dimensions that emerged from the analyzed papers suggest a promising path for the insertion of this perspective in mathematics education, especially, in regard to its pedagogical action into mathematics curriculum through its educational dimension.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ER-v25n3a2018-2pt_BR
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EstadoArteProdução.pdf234,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.