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dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.contributor.authorOrey, Daniel Clark-
dc.date.accessioned2019-06-03T14:43:25Z-
dc.date.available2019-06-03T14:43:25Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationROSA, M.; OREY, D. C. Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social. Rematec, v. 13, n. 29, p. 6-23, set./dez. 2018. Disponível em: <http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/143/125>. Acesso em: 19 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1980-3141-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11376-
dc.description.abstractUm dos desafios enfrentados, internacionalmente, pelos sistemas educacionais está relacionado com o crescente número de alunos de diversas origens linguísticas e culturais em salas de aula. Essa diversidade tem atraído a atenção de professores, educadores e pesquisadores, pois é uma área que busca conectar as experiências cotidianas dos alunos com o procoesso de ensino e aprendizagem visam tornar os sistemas educacionais humanizados. Assim, existe uma crescente urgência para resolver essa lacuna para educar, efetivamente, todos os alunos. No contexto da justiça social, é necessário examinar a incorporação da influência da cultura no desenvolvimento da matemática e, ao mesmo tempo, alicerçá-la nas abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente relevante que, podem assumir, nos currículos matemáticos, as diversas formas linguísticas e culturais de produção do conhecimento. Portanto, o objetivo dessa abordagem é a promoção integral das experiências diárias dos alunos no currícumo matemático escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAção pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical actionpt_BR
dc.titleConectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social.pt_BR
dc.title.alternativeConnecting ethnomathematics and culturally relevant pedagogy in mathematics education to the promotion of social justice.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Rematec permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2274>. Acesso em: 25 abr. 2022.-
dc.description.abstractenOne of the challenges faced internationally by educational systems is related to the growing number of students from diverse linguistic and cultural backgrounds in classrooms. This diversity has attracted the attention of teachers, educators, and researchers, since it is an area that seeks to connect the daily experiences of students with the teaching and learning process aimed at making education systems humanized. There is a growing urgency to address this gap in order to effectively educate all students. In the context of social justice, it is necessary to examine the incorporation of mathematics into cultures and, at the same time, to base it on ethnomathematical and culturally relevant pedagogies that can assume, in mathematical curricula, the various linguistic and cultural forms of knowledge. Thus, the objective of this approach is the integral promotion of student daily experiences in the school mathematical curriculum.pt_BR
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