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dc.contributor.authorCortes, Diego Pereira de Oliveira-
dc.contributor.authorOrey, Daniel Clark-
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.date.accessioned2019-06-03T14:35:10Z-
dc.date.available2019-06-03T14:35:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCORTES, D. P. de O.; OREY, D. C.; ROSA, M. Movimentos de ir e vir entre a feira e a academia : aspectos etnomatemáticos da posicionalidade de um feirante. Revista Educação Matemática em Foco, v. 7, n. 2, p. 186-215, 2017. Disponível em: <http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/4222>. Acesso em: 19 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1981-6979-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11374-
dc.description.abstractUm objetivo importante desse artigo teórico é a discussão sobre os conhecimentos matemáticos êmicos desenvolvidos por um feirante durante a realização de suas práticas laborais da comercialização de produtos hortifrutigranjeiros. Outro objetivo é discutir como essas práticas podem enriquecer os conceitos matemáticos desenvolvidos no ambiente escolar. Ressaltamos que os dados empíricos utilizados nesse trabalho foram obtidos com a condução de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, cuja dissertação intitulada Re-significando os conceitos de função um Estudo Misto para entender as contribuições da Abordagem Dialógica da Etnomodelagem, que foi realizada na Universidade Federal de Ouro Preto. A fundamentação teórica apoia-se, principalmente, nos estudos de Etnomodelagem desenvolvidos por Rosa e Orey (2012), na concepção de posicionalidade de D’Olne Campos (2000) e, também, no Programa Etnomatemática como proposto por D’Ambrosio (1990). Nesse sentido, as pesquisas em Etnomodelagem podem possibilitar uma interação entre os conhecimentos matemáticos desenvolvidos fora do ambiente escolar (feirante) e dentro da escola (alunos), ampliando as visões de mundo por meio do respeito mútuo e da valorização das diferenças culturais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectConhecimento êmicopt_BR
dc.subjectEtnomodelagempt_BR
dc.subjectEmic knowledgept_BR
dc.subjectEthnomodellingpt_BR
dc.titleMovimentos de ir e vir entre a feira e a academia : aspectos etnomatemáticos da posicionalidade de um feirante.pt_BR
dc.title.alternativeMovements of coming and going between a farmer market and the academy : ethnomathematical aspects of a farmer positionality.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOS trabalhos publicados pela Revista Educação Matemática em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Educação Matemática em Foco <http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/index>. Acesso em: 27 mar. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenOne important objective of this theoretical article is to discuss the mathematical knowledge of a farmer during the development of his labor practices in relation to the selling of horticultural products. Another objective is to discuss how these practices can enrich the mathematical concepts developed in school environments. We emphasize that the empirical data used in this work were obtained through the conduction of a Master’s Degree in Mathematics Education, whose dissertation entitled Resignifying the concepts of a Mixed Study function to Understand the Contributions of the Dialogical Approach of Ethnomodelling, which was carried out in the Universidade Federal de Ouro Preto. For the theoretical basis we support mainly in the studies of ethnomodeling developed by Rosa and Orey (2012), in the conception of positionality of D’ Olne Campos (2000) and also the ethnomathematics program as proposed by D’Ambrosio (1990). It was found that ethnomodelling enables interaction between the knowledge developed outside of the school environment (farmer) and inside of the school (students), and broadens worldviews through mutual respect and appreciation of cultural differences.pt_BR
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